Investimentos do FGTS aumentam 16% em 2013

Fonte: Valor Econômico

O conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou na última quinta-feira (24) os relatórios de gestão do exercício de 2013 do FGTS e do FI-FGTS.

De acordo com o órgão, o FGTS executou R$ 63,2 bilhões em 2013, valor 16% superior ao verificado em 2012. O montante executado corresponde a 92,57% do orçamento para o ano.

Para projetos na área de habitação popular foram destinados R$ 55,18 bilhões do total executado. Saneamento básico ficou com R$ 4,54 bilhões e infraestrutura urbana, R$ 3,49 bilhões

O FI-FGTS, fundo de investimento do FGTS, registrou rentabilidade líquida de 8,22% ao ano em 2013, correspondente a TR mais 8,02% ao ano. Em 2012, o índice havia sido de 7,22%. A meta para o fundo é de superar os 6% mais TR da poupança.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, o patrimônio líquido do FI-FGTS fechou o ano passado com um valor superior a R$ 27 bilhões. Até dezembro de 2013, o fundo contava com investimentos de R$ 9,7 bilhões em empresas no setor de energia, R$ 1,4 bilhão no setor de ferrovia, R$ 2 bilhões no segmento de portos, R$ 2,5 bilhões em rodovias, R$ 0,1 bilhão em hidrovias e R$ 1,8 bilhão em saneamento básico.

O conselho curador do FGTS não divulgou o relatório na íntegra nem dados como receitas e lucros do Fundo de Garantia no exercício. De acordo com o órgão, essa divulgação será feita apenas após a aprovação do relatório pelo Tribunal de Contas da União (TCU).