Porto do Recife registra aumento no faturamento

Fonte: Diário de Pernambuco

O Porto do Recife aumentou o faturamento em 50% no primeiro semestre deste ano. O resultado foi superior a meta estabelecida pela diretoria no início do ano, que era de um incremento de 40% no período. Em janeiro do ano passado, o ancoradouro recifense trabalhava com o déficit de cerca de R$ 10 milhões. No mesmo período deste ano, o montante caiu para R$ 5 milhões.

"A cada mês nos aproximamos mais do objetivo principal que é voltar a ser uma empresa superavitária. O resultado só é possível porque mudamos as carcaterísticas dos negócios realizados pela empresa. Começamos, por exemplo, a atrair cargas de projeto, clientes em arrendamento de áreas e armazenamento de produtos", afirmou o presidente do Porto do Recife, Schebna Machado.

Entre os novos negócios conquistados está o Depósito Alfandegado Certificado (DAC) e de dois Entrepostos Aduaneiro. O DAC abrange uma área de 500 metros quadrados do pátio de estocagem. Além disso, o Armazém 5 (com 7.500 metros quadrados) e o pátio 5 (com 18.500 metros quadrados) viraram um entroposto. As áreas atendem ao projeto GE/Navalmare permitindo que a carga operada saia do Porto do Recife evirtualmente.

"Desde o final do ano passado, as empresas estão montando, com peças importadas via Porto do Recife os chamados skids, que são peças utilizadas pela Petrobras. Com a conquista do DAC, depois de montados os skids são exportados virtualmente para a Holanda e importados novamente para o Brasil, através do ancoradouro", explicou Machado. A operação gerou, de imediato, um aumento de R$ 176 milhões na arrecadação.