Notícias

Portuários ignoram inscrições do OGMO

Fonte: Expresso Popular

Movimento foi fraco no 1º dia de disponibilidade de 2 mil vagas em cinco cursos de qualificação gratuitos

 
Os cursos são todos de graça; a duração não passa de duas semanas; tem vagas de montão; e a absorção pelo mercado é quase certa, após sua conclusão. Só que, pelo visto, os portuários não deram muito bola pra isso, não!
 
No primeiro dia de inscrição para o preenchimento de 2 mil vagas, em cinco cursos de qualificação oferecidos pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), o número de pessoas interessadas foi bem abaixo do esperado.
 
Apenas 92 portuários avulsos se cadastraram ontem- o que nem de longe pode ser considerado algo satisfatório, muito embora os trabalhadores tivessem lá seus argumentos para explicar a situação.
 
“Não tem curso de maquinário, que é o que realmente interessa ao pessoal. Se tivesse, com certeza encheria de gente. O trabalho é 20% mais bem remunerado”, explica o avulso Marcelo Rocha, de 37 anos, que mesmo assim foi ao Posto 3 do Ogmo ver o que tinha de bom. “Qualificação nunca é demais. Até porque, o mercado ta cada vez mais competitivo. Não dá pra desperdiçar as oportunidades”.
 
Duro é que muita gente já tinha feito essas aulas. “Dos cinco cursos dados, só o de Capacitação em Segurança do Trabalho Portuário (CSTP) é novidade. Já fiz os outros”, contava o autônomo Fabrício dos Santos, 38 anos, sugerindo novas disciplinas. “Deveriam também dar cursos de motorista de empilhadeira; cavalo mecânico; ponterolante...”.
 
Para os cursos sugeridos por Fabrício, o Ogmo informa que, agora, não há planos de abertura de vagas.
 
Veja as opções
 
Inscrições: até 15 de agosto, no Posto de Escalação 3 do Ogmo (Av. Mario Covas s/nº, Estuário), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
 
Contato: 3228-9191
 
CURSOS OFERECIDOS
 
- Arrumação e Estivagem Técnica (CBAET): cinco turmas, com 30 vagas cada.
 
- Operação com Cargas Perigosas (COCP): 12 turmas, com 30 vagas cada.
 
- Sinalização e Movimentação de Carga (CSMC): 15 turmas, com 20 vagas cada.
 
- Procedimento Operacional Padrão de Contêiner e Sacaria (CPOPCS): 10 turmas, com 30 vagas cada.
 
- Capacitação em Segurança do Trabalho Portuário (CCSTP): proposta inicial de 28 turmas, com 30 vagas cada.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar