Estivadores liberam o acesso ao Tecon

Fonte: Jornal Agora

Uma reunião entre Sindicato dos Estivadores do Rio Grande e representantes do Terminal de Contêineres (Tecon) acabou na tarde da última sexta (18) com a manifestação da categoria, que havia bloqueado o acesso de caminhões ao terminal a partir de quarta-feira (16). Eles estavam reivindicando a requisição, por parte do Tecon, para o trabalho de estiva nos navios ancorados, nos quatro horários da escala, o que alegaram que o terminal deixou de cumprir na terça-feira (15), utilizando mão de obra própria.

Baseado em informações da categoria, foi feita uma negociação entre o Tecon e o sindicato, na qual os estivadores já começariam a ser requisitados a partir das duas escalas da noite, nos horários das 18h35min e 20h20min. Pelo acordo, a categoria será chamada dentro de 10 dias para uma nova negociação.

Enquanto durou a manifestação, mais de 500 caminhões carregados com contêineres aguardavam no pátio da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e por toda a extensão da Via 9, impedidos de entrar no terminal. Muitos estavam descontentes, principalmente os caminhoneiros autônomos, que já contabilizavam prejuízos, como no caso de Vergílio Ferreira Alves, que aguardava pela liberação do acesso ao Tecon desde as 8h de quarta-feira (16). "Eu estava agendado para descarregar entre 8h e 9h de quarta. Com essa parada, já perdi duas viagens", disse ele.

O caminhoneiro Adão Luiz, contrário ao movimento, afirmou que transportadores de carga não tinham nada a ver com a paralisação dos estivadores. "Isso é problema deles e estão nos usando para conseguir o que querem", salientou. Fernando Silva, que estava há dois dias esperando, ressaltou: "Os estivadores estão fazendo a parte deles, mas somos  nós que ficamos no prejuízo", enfatizou.