Notícias

Programação de exportação de açúcar está 27% abaixo do que há um ano

Fonte: Valor Econômico
 
 
A previsão de embarque de açúcar nos portos brasileiros para as próximas semanas segue bem abaixo da registrada no ano passado. Segundo dados da SA Commodities e da Unimar Agenciamento Marítimo, há neste momento uma programação de exportação de 804 mil toneladas da commodity pelos portos brasileiros — basicamente por Santos (SP) e Paranaguá (PR).
 
O volume é 27% menor do que as 1,113 milhão de toneladas que estavam programadas para serem embarcadas no mesmo período do ano passado, segundo dados da Unimar. Além de uma safra mais alcooleira no Centro-Sul do Brasil, a exportação mais tímida está relacionada com uma demanda mais fraca neste momento pela commodity.
 
Do total de 804 mil toneladas previstas para serem exportadas nas próximas semanas, 578 mil toneladas devem ser escoadas pelo porto de Santos e 226 mil toneladas, por Paranaguá (PR).
 
Entre janeiro e junho deste ano, as exportações de açúcar já recuaram 14% em volume, para 10,105 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC). Em receita, a queda foi de 27,3%, para US$ 3,967 bilhões na mesma comparação.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar