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Tecon de Rio Grande cresce 21% no 1º semestre

Fonte: Valor Econômico

A movimentação no Terminal de Contêineres (Tecon) do porto de Rio Grande (RS) encerrou o primeiro semestre com crescimento de 21% em comparação com o mesmo período de 2013. O volume chegou a 355,3 mil TEU, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés (6,1 metros) de comprimento, puxado principalmente pelas operações de transbordo ("transhipment") e também de cabotagem e importação.
 
Segundo o diretor comercial da empresa controlada pelo grupo Wilson Sons, Thierry Rios, as operações de transbordo somaram 60 mil movimentos, ante 20 mil no mesmo período de 2013 e 48 mil durante todo o ano passado. Cada contêiner transferido de um navio para outro conta como dois movimentos.
 
"São cargas originárias da Argentina, como maçã, kiwi e peixe congelado, que transbordam em Rio Grande antes de seguir para outros destinos", diz Thierry. O maior concorrente do Tecon neste segmento é o porto de Montevidéu, mas desavenças comerciais entre Argentina e Uruguai desviaram muitas rotas para o terminal gaúcho, explica o executivo.
 
O problema, conforme o diretor, é que este tipo de operação é sazonal, concentrado no primeiro semestre em função das colheitas de frutas na Argentina. Com isso, mais a queda das exportações e o crescimento modesto da cabotagem e da importação de janeiro a junho, o Tecon está "brigando" para repetir em 2014 os 647,9 mil TEU movimentados em 2013. "Precisamos que a economia brasileira dê uma acordada", afirma.
 
As exportações recuaram 10% no semestre, para 88,3 mil TEU, prejudicadas pelo atraso na comercialização do fumo e o fraco desempenho dos embarques de alimentos como carne de frango e suína e de resinas sintéticas. Já as operações de cabotagem avançaram 2,9%, para 18,3 mil TEU, beneficiadas pelos embarques de produtos como móveis, vinhos e arroz para outros portos brasileiros.
 
As importações cresceram 2,5% sobre o primeiro semestre de 2013 e alcançaram 45,2 mil TEU. Conforme Thierry, o real valorizado contribuiu para o desempenho. Em junho o Tecon também começou a receber materiais para a construção de uma fábrica da marca chinesa de caminhões Foton em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, e em julho começaram a chegar os primeiros caminhões e componentes da linha para o mercado brasileiro. Até o início da produção local, prevista para o primeiro semestre de 2016, o Tecon espera importar 3 mil veículos da montadora.
 
Segundo Thierry, o terminal também começou neste ano a operar com novas cargas, como toras de madeira, que já somam embarques de 50 a 60 contêineres por mês para a Ásia. Também foram exportados 165 contêineres de soja em grão, aproveitando equipamentos que vêm carregados de manufaturados e retornariam vazios para a China.
 
"É um negócio de nicho, adequado para volumes menores, mas existe mercado para embarcar mil contêineres por mês", acredita o diretor. Cada contêiner de 20 pés tem capacidade para transportar 22 toneladas de soja.
 

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