Por uma nova, justa e transparente Codesp

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

O novo diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, será empossado às 10h30 desta quinta-feira, 24 de abril. Ele substituirá o engenheiro Renato Barco, em solenidade que será conduzida pelo ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antonio Henrique Silveira.

O presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, é um dos mais entusiastas com a mudança. "É grande a nossa expectativa para que o novo presidente faça um excelente trabalho e acabe de uma vez por todas com os problemas que há anos atrapalham a Codesp enquanto administradora do Porto de Santos".

Para o dirigente, a expectativa não é só dos trabalhadores, mas de toda comunidade portuária. "Tenho conversado com autoridades, empresários e usuários em geral e o otimismo é grande". Ele acredita que por ser oriundo de áreas técnicas, Angelino Caputo minimizará as influências políticas na estatal portuária.

Como providências imediatas, o líder sindical espera que algumas medidas sejam priorizadas. "A rescisão de alguns contratos firmados na calada da noite e de forma pouco transparente é imperiosa e necessária para que Codesp comece a ser passada a limpo".

Na avaliação do sindicalista, isso só será possível através de uma auditoria "séria" sobre atos e pareceres que autorizaram de forma indiscriminada as cessões de áreas como a que culminou com a condenação de executivos da empresa. "É preciso ir a fundo para que os verdadeiros responsáveis sejam identificados e responsabilizados, antes que outras injustiças sejam cometidas".

Ele garante que no Porto de Santos ninguém esquece que um membro do Departamento Jurídico da Codesp foi o grande responsável por elaborar o parecer técnico que deu embasamento "legal" para a cessão da área adensada ao terminal de contêineres da Santos Brasil, atual Terminal de Veículos (TEV).

O líder do Sindaport recomenda cautela ao novo comandante da Autoridade Portuária de Santos. "Sugiro que ele se cerque de gente de sua inteira confiança nos principais escalões para que não se torne refém de gente oportunista e inescrupulosa, das quais foram vítimas não só o Renato Barco como outros que também ocuparam o cargo". Cirino acredita que alguns fantasmas "criados" pelo ex-conselheiro Paulo Vieira,  principal personagem da Operação Porto Seguro desencadeada pela Polícia Federal, ainda habitam a Codesp

Entre as profundas mudanças aguardadas pelos dirigentes do Sindaport é a exoneração dos "afilhados" que ocupam importantes cargos na empresa no lugar dos verdadeiros colaboradores. "Funcionários de carreira com anos e anos de relevantes serviços prestados recebem salários que não chegam aos pés desses afortunados e exímios jogadores de paciência, como mostramos na semana passada em nosso site".

Ele garante que o Sindaport prestará todo o apoio ao executivo majoritário da Codesp. "Estamos todos no mesmo barco e desejamos uma ótima gestão ao doutor Caputo, porém não vamos ficar calados se nada for feito, principalmente quanto ao fim desse cabide político de empregos que só alimenta a revolta, o inconformismo e a indignação dos que merecidamente fazem parte dos quadros da Codesp". Nesse sentido, Everandy Cirino espera que o cartão de visitas do novo presidente seja da cor vermelha.