Mudanças na diretoria da Codesp

Fonte: A Diretoria

A Secretaria de Portos (SEP) contratou uma empresa ou fundação, não sabemos bem, para apresentar um projeto de reestruturação e um novo modelo de administração portuária visando uma total revisão dos procedimentos praticados pela Codesp.

Quem tem contato com os bastidores do Governo Federal e da SEP sabe que existe um enorme descontentamento com os atuais diretores da Codesp. Na avaliação do Sindaport, após a troca do presidente, os demais membros da diretoria deverão ser trocados nos próximos dias, com exceção do diretor de Planejamento, Luís Cláudio Santana Montenegro, recentemente empossado.

O ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, pode não confirmar nesse momento as alterações até porque, como administrador, sabe que precisa manter a tranquilidade cotidiana na gestão da empresa. Além disso, já demonstrou ser um homem gentil e um profissional sensato, ciente dos problemas da empresa e da necessidade de profundas transformações em seu comando.

Por conta disso, já circulam nomes de prováveis substitutos para os cargos das diretorias de Infraestrutura, Financeira e Comercial da Codesp. Os critérios adotados pelo ministro Silveira devem seguir os que determinaram as últimas designações, ou seja, com o recrutamento de executivos diretamente ligados ao núcleo pensante do Governo Federal, leia-se Planejamento da Casa Civil ou Fazenda.

Mesmo sem nenhum conhecimento no seguimento portuário, dois dos nomes especulados certamente seguirão as diretrizes que o Governo pretende para as Administrações Portuárias.  Nesse sentido, o Sindaport já encaminhou ofício ao titular da pasta para que a tradição de se designar um funcionário de carreira para a diretoria de Infraestrutura seja quebrada, possibilitando também à assunção das demais.

Considerando que o próprio Governo está propondo uma reforma estatutária nas companhias Docas estatais, a possível ocupação de uma das demais cadeiras do primeiro escalão da Codesp por parte de um colaborador extraído dos quadros da empresa é mais que oportuna. Conhecimento e totais condições técnicas não faltam aos doqueiros de carreira para qualquer um dos cargos majoritários da Autoridade Portuária de Santos.

Considerando, ainda, que pelos procedimentos atuais a nomeação de um dos empregados para a Diretoria de Infraestrutura seguirá beneficiando somente a categoria dos engenheiros, como tem ocorrido ultimamente. Desta forma, o Sindaport entende que se houver a indicação, ela poderá não ser oriunda da área de Engenharia da Codesp, o que daria ao processo seletivo um caráter mais democrático envolvendo colaboradores dos demais setores da estatal.

Antonio
Data: 26/04/2014 - 23h36
Uma empresa deve ser eclética e gerar oportunidade para todos, de conhecimentos e experiências variadas. Os novos tempos chegaram e não só os engenheiros, mas também outras profissões merecem cargos superiores na empresa
JAMA
Data: 22/04/2014 - 12h39
Entretanto, é preciso entender que infraestrutura é área afeta à engenharia. Desobrigar a indicação de profissional da engenharia para um setor de projeto e obras é o mesmo que dispensar o médico na cirurgia. Tenho certeza que o presidente do Sindaport jamais se submeteria à uma intervenção cirúrgica realizada por um filiado do seu sindicato sem competência profissional.
É hora de muita reflexão e de palavras pensadas.
José Antonio Marques Almeida (JAMA)
antonio carlos paes alves
Data: 22/04/2014 - 12h29
Fico feliz com a possibilidade de nomeação de pessoal da casa, pois eles conhecem como ninguém as necessidades do porto de Santos. Certamente a SEP e o Governo sairiam ganhando.