Assembleia dos acionistas antecipa uma Páscoa de muita reflexão, e oração

Fonte: AssCom Sindaport / DCG

Nesta quinta-feira a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) realiza mais uma concorrida assembleia dos acionistas. Entre os itens pautados para o sempre polêmico encontro está a aprovação do balanço financeiro da empresa. Muitos empregados e assíduos participantes se recordam da liminar impetrada pelo Sindaport que determinou a suspensão da assembleia retrasada.

Em razão da repercussão por ocasião daquele evento, vários acionistas estão preocupados com possíveis novas ações que possam inviabilizar a reunião. "Não vamos adotar nenhuma medida jurídica e tampouco vamos incentivar os acionistas a votarem contra qualquer item da assembleia", disse o presidente do sindicato, Everandy Cirino dos Santos.

Segundo o dirigente, os interesses dos empregados da estatal devem se sobrepor a qualquer desavença ou divergências de opiniões. "O mais importante será a aprovação do balanço e consequentemente o pagamento do PLR para os colaboradores", ressaltou.

Cirino afirma possuir informações de que o PLR poderá ser pago na quinta-feira da próxima semana, 24. "Ao que me parece, caso o balanço seja aprovado na assembleia de hoje os valores deverão ser provisionados para esta data". De acordo com o líder sindical, tal previsão poderá não se confirmar caso novas mudanças sejam promovidas no alto escalão da Autoridade Portuária, sobremaneira na diretoria responsável pelo repasse.

Para ele, a reestruturação organizacional é uma questão de "dias". "Sabemos que tem gente desesperada e pendurada no telefone o dia inteiro pedindo a benção para Deus e o mundo para não perder o cargo, o que convenhamos ser uma atitude deprimente e ridícula". Na avaliação de Cirino, a troca de comando envolvendo os principais cargos da estatal portuária é quase uma certeza matemática.

Por outro lado, ele destaca o caráter de outros membros ocupantes dos assentos majoritários da Codesp. "Seguem atuando com extremo profissionalismo na execução das tarefas, de cabeça erguida e com dignidade, até porque estão cientes de que o ciclo realmente está se encerrando".

Otimista, Everandy Cirino, também acionista da Codesp pertencente ao bloco dos minoritários, pede que os empregados torçam para que as possíveis mudanças não ocorram exatamente no próximo dia 24. "Apesar de estarmos todos torcendo por mudanças, vamos fazer figas para que nada aconteça nessa data e assim o pessoal poderá colocar o dinheiro no bolso".

No bojo da torcida, ele conclama os empregados da Autoridade Portuária de Santos a orarem pelo ministro de Portos, Antonio Henrique Silveira, durante o religioso período pascal. "O momento é de reflexão e por isso nossas preces poderão contribuir para que ele tenha sabedoria e serenidade divinas e elimine definitivamente da face da Codesp a praga dos gafanhotos. Oremos irmãos, fervorosamente, e uma boa Páscoa a todos", concluiu o presidente do Sindaport.

antonio carlos paes alves
Data: 17/04/2014 - 12h12
Minhas orações para o Sr. Ministro da SEP e para todos os portuários, aposentados ou não, para que finalmente os portos brasileiros possam encontrar os caminhos do progresso, da probidade e da eficiência.