Portuários da Codesa entram em greve

Fonte: FNP / Suport

Os cerca 400 portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) entraram em greve na manhã, desta terça-feira (15). Os trabalhadores exige a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A greve que tem duração de 48 horas será encerrada no dia 17.

Segundo o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), com a greve dos trabalhadores vinculados à Codesa, cerca de 4.000 trabalhadores avulsos, prestadores de serviço, despachantes, de agências de navegação, de empreiteiras e de empresas terceirizadas que atuam dentro da área do porto organizado tiveram que interromper suas atividades.

Reivindicações

A categoria exige o cumprimento do que foi firmado no Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos codesianos, que determinava prazo até 1º de janeiro deste ano para ter sido colocado em prática.

“A Codesa, além de não ter cumprido o prazo, sequer apresentou uma proposta de plano aos trabalhadores para que pudesse ser analisada. O Suport-ES esteve várias vezes em Brasília cobrando do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) e da Secretaria de Portos (SEP) uma resposta, mas tudo não passou de promessa”, afirmou Ernani Pereira Pinto, presidente do Suport-ES.

Os trabalhadores aguardam o estabelecimento das normas para que haja o realinhamento de funções, definição de cargos, honorários, reconhecimento de cursos de graduação, entre outros quesitos.