Notícias

Fernando Fonseca é nomeado para o Grupo Interministerial junto à IMO

Fonte: Antaq
 
O diretor interino da ANTAQ, Fernando Fonseca, e a assessora Internacional da Agência, Gabriela Costa, foram nomeados, respectivamente como titular e suplente, representantes do Ministério dos Transportes no Grupo Interministerial – GI, que é responsável pelas tratativas prévias do Brasil às reuniões multilaterais da Organização Marítima Internacional (IMO).
 
O GI é coordenado pela Marinha do Brasil e sua função é apoiar e tomar as decisões que serão apresentadas pelo país nos comitês internacionais, na sede da Organização, em Londres.
 
Nas reuniões do GI são abordados assuntos técnicos, tais como medidas de proteção ao meio ambiente marinho e à segurança marítima, e temas de política externa, como facilitação de comércio e internalização de protocolos internacionais, entre outros.
 
De acordo com Fonseca, que ressaltou o papel da IMO na formulação e disseminação de critérios padronizados para a navegação internacional, “fazer parte do Grupo Interministerial – GI é ter a oportunidade de participar da criação desses parâmetros e da coordenação dos múltiplos aspectos da cooperação marítima internacional, além de fortalecer a posição brasileira na Organização, com a Agência sendo partícipe atuante desse processo”.
 
O GI é integrado por representantes da Marinha do Brasil e de sete ministérios: Transportes, Relações Exteriores, Minas e Energia, Comunicações, Planejamento, Orçamento e Gestão, Meio Ambiente e Secretaria de Portos da Presidência da República.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar