Notícias

APS e AG-FIPS entregam passarela de acesso ao terminal de cruzeiros do Porto de Santos

Fonte: APS
 
Turistas, trabalhadores e demais usuários terão mais segurança
 
O acesso de pedestres ao terminal de cruzeiros do Porto de Santos, demais terminais portuários do bairro de Outeirinhos e mesmo à imagem de Nossa Senhora de Fátima, ponto de peregrinação de católicos em Santos, fica mais seguro a partir desta sexta-feira, 17 de outubro. A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS) inauguraram uma passarela de pedestres no local.
 
A “passarela da Santa” passa sobre a Avenida Eng. Sérgio da Costa Matte (via perimetral) e a linha férrea, ligando a Praça de Outeirinhos, localizada junto à Avenida Senador Dantas, à Avenida Cândido Gaffré (via interna do Porto), ao lado do terminal de cruzeiros Giusfredo Santini (Concais).
 
De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, a obra traz dignidade às pessoas que fazem a travessia e representa a união de todos: “Essa passarela é um símbolo de uma ação que conecta o Porto à cidade, sinal de um trabalho em conjunto, município, Porto e comunidade”, afirmou.
 
A entrega representa mais uma conexão entre a cidade de Santos e a área portuária. A cerimônia de entrega da obra ocorreu na praça da estátua de Nossa Senhora de Fátima. O local é ponto de peregrinação de católicos, com procissões realizadas nos dias 13 de cada mês. É um público que também será atendido, assim como milhares de turistas que acessam o terminal de cruzeiros, inúmeros trabalhadores dos terminais portuários da região e usuários do transporte coletivo, que poderão cruzar a via com mais segurança para acessar os pontos de ônibus nos dois sentidos
 
Esta é a quarta via elevada a ser entregue pelo Porto de Santos no último período, mais um dos resultados da cessão da ferrovia interna e da política de integração e fomento à relação Porto-Cidade.
 
O CEO da AG-FIPS, João Almeida, disse estar realizado com a entrega da passarela: “Eu ficava incomodado de ver turistas tendo que carregar as malas para atravessar os trilhos”, disse. Almeida afirmou que no próximo mês deverá ser entregue outra passarela de pedestres, na região do Mercado Municipal.
 
Representando o prefeito de Santos, Rogério Santos, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, também ressaltou as entregas de passarelas e outras obras que beneficiam diretamente o morador da cidade: “é grande caderno de investimento que promove a relação Porto-cidade, uma excelente parceria entre a Prefeitura, APS e AG-FIPS”.
 
O representante do Terminal Concais, Javier Carnevale, Gerente de Operações, apontou o cuidado da gestão do Porto com as pessoas: “uma mostra de como o Porto de Santos trabalha com detalhes que fazem a diferença, como a segurança dos turistas que nesta passarela iniciam sua viagem dos sonhos”, disse.
 
Características da passarela 
 
A nova passarela tem 426 metros de extensão, sendo 80 metros de vão central e cerca de 115 metros em cada uma das três rampas (lado Senador Dantas, lado perimetral e lado Cândido Gaffré). São 52 toneladas de estrutura metálica, aproximadamente 77,5 toneladas de aço e quase 620 metros cúbicos de concreto. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões em investimentos da AG-FIPS, como cessionária da ferrovia.
 
Além do impacto positivo na relação Porto-Cidade, a nova passarela promove o aumento da eficiência operacional das ferrovias que atendem o Porto, permitindo maior velocidade das composições em vista da eliminação do risco de acidentes com pedestres.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar