Notícias

Gestão do Porto completa um ano e anuncia novas linhas ferroviárias

Fonte: Diário do Litoral
 
Elas devem ficar prontas em dezembro deste ano
 
A atual gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS) comemorou um ano de trabalho na manhã da úlltima sexta (26) no Cais da Marinha. O evento contou com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini, o presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), João Almeida, além da imprensa e de trabalhadores. Teve bolo, "parabéns pra você" e refrigerante aos presentes, além do anúncio de 3 novas linhas ferroviárias.
 
Pomini disse que há muito a se comemorar neste um ano à frente da gestão do Porto. Dentre muitos avanços e parcerias, o presidente da APS destacou o túnel Santos-Guarujá e o Parque Valongo em suas falas iniciais.
 
"Estreitamos as relações neste um ano de nova gestão e conseguimos, com muito diálogo e transparência, avanços importantes para toda a região, como o túnel Santos-Guarujá e o Parque Valongo, por exemplo, que mostram à iniciativa privada, também, que o Porto está forte e muito bem gerido, preparado para mais investimentos", comemora.
 
Falando em iniciativa privada, Pomini citou a Pera Ferroviária como exemplo de apoio do setor, como o caso da Marimex, empresa de logística integrada que está completando quase 100 anos de serviços prestados.
 
"A Pera Ferroviária vai permitir que os trens façam uma curva, descarreguem e carreguem no Porto sem precisar desmembrar seus vagões. Com isso ganharemos mais de 20 milhões de toneladas por ano em capacidade de movimentação de cargas na margem direita. Sobre a Marimex, aceitou ser transferida para outro lugar, colaborando com este avanço. É a iniciativa privada participando e dialogando com as evoluções, segura de que há uma gestão séria por trás disso", explica.
 
Ainda falando sobre ferrovias no Porto de Santos, Pomini lembrou que ainda serão construídas mais três novas linhas para acessar o cluster de celulose, por exemplo, e que essas obras terminam em dezembro deste ano. Seguindo adiante, no Outeirinhos, está sendo feita a Pera Rodoviária, conforme citada anteriormente.
 
Somadas as duas obras e no contexto de investimento da FIPS, o valor chega a R$ 1 bilhão, o que permitirá dobrar a capacidade de movimentação de cargas no Porto das atuais 50 milhões de toneladas/ano para 100 milhões de toneladas/ano.
 
"Estamos mudando o Porto de Santos de patamar e recuperando seu poder de investimentos, além de pensar na integração dele com as comunidades, como vai acontecer em breve com a entrega da 1ª fase do Parque Valongo, que dará opções de entretenimento e diversão às pessoas. Enfim, foi um ano de muito trabalho e vamos seguir assim, querendo e fazendo o melhor pelo Porto e pelas pessoas", finaliza Pomini.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar