Portuários aprovam pauta para Campanha Salarial 2024/2025

Fonte: AssCom Sindaport

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira, 26 de março, os empregados da Autoridade Portuária de Santos, representados pelo SINDAPORT, aprovaram a pauta salarial que será encaminhada para a empresa.

A data-base da categoria é em 1 de junho. “Com a aprovação da pauta de reivindicações, vamos enviar a documentação da Campanha Salarial 2024/2025 para a APS. E também solicitar que a Companhia convoque os Sindicatos para reuniões de negociação durante o mês de maio, antes do vencimento da data-base”, explicou o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.

Segundo ele, a categoria está otimista para a renovação do acordo coletivo 2024/2025.

Everandy Cirino destaca que o atual ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, demonstra muita habilidade nos bastidores da política. Além disso, a Autoridade Portuária está com boa situação financeira.

“Recentemente, o presidente Anderson Pomini declarou à imprensa que a Autoridade Portuária tem dinheiro em caixa para financiar boa parte das obras do túnel entre Santos e Guarujá. Além disso, no início de dezembro, a Autoridade Portuária de Santos informou que havia terminado os 9 meses de 2023 com lucro líquido acumulado de R$ 494 milhões, alta de 18,8% sobre o mesmo período de 2022. A receita líquida da Companhia registrou R$ 1,2 bilhão no período, crescendo 12,1% em relação ao ano anterior”, ressaltou.

Principais propostas aprovadas para a Campanha Salarial 2024/2025

• Reconhecimento e garantia da data-base em 1o de junho;

• Manutenção total do Acordo Coletivo vigente durante toda nego­ciação;

• Caso não haja consenso entre as partes ao final das negociações, em­presa e sindicato assinam autorização para a instauração de Dissídio Coletivo.

• Reajuste da inflação do período (junho/23 a maio/24) e percentual perdido durante o Governo anterior – 2,83%;

• Retorno do Adicional de Horas Extras em 100%;

• Retorno do Adicional de Férias em 50%;

• Retorno do vale­-refeição no 13o salário de dezembro.