Notícias

Câmeras do Porto e da Prefeitura serão compartilhadas para garantir mais segurança em Santos

Fonte: Prefeitura de Santos
 
Cidade conta com mais de 1,7 mil câmeras
 
A Prefeitura de Santos passa a ter acesso, a partir desta sexta-feira (22), às imagens, em tempo real, de 46 câmeras da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas do Porto de Santos (Avenida Perimetral e entornos, não incluindo terminais privados). Ao mesmo tempo, a APS e a Guarda Portuária contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município.
 
O acordo de cooperação técnica foi anunciado na manhã desta sexta-feira (22) pelo prefeito Rogério Santos e pelo diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Beto Mendes.
 
Graças a essa parceria, 14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura de Santos, que opera no Paço Municipal, em esquema de revezamento (todos os dias, 24 horas). Haverá sempre a presença de pelo menos um no equipamento. A medida vai contribuir para ampliar a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de colaborar na gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos para a tomada de decisões estratégicas e elaboração de medidas conjuntas.
 
Para o prefeito Rogério Santos, “este termo de colaboração técnica, permitindo o compartilhamento de câmeras da Autoridade Portuária de Santos e da Prefeitura de Santos em tempo real é de extrema importância. Sempre teremos a presença de um guarda portuário aqui. Esta integração entre Porto e Cidade já existe, temos vários projetos em comum, como agora o Porto Valongo. A questão da segurança é muito importante para a Cidade e também para a Autoridade Portuária”
 
“A troca de informações com a Guarda Portuária é tradicional da nossa cidade e agora avança com o compartilhamento das imagens, em tempo real, aqui do Centro de Controle Operacional, das câmeras de segurança”, acrescentou o chefe do Executivo.
 
Beto Mendes afirmou que a parceria com a Prefeitura é de extrema importância. “A Autoridade Portuária de Santos está contribuindo com 46 câmeras em lugares estratégicos para que, com a coordenação da Prefeitura de Santos e o trabalho das polícias, da CET-Santos, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), possamos trabalhar com um objetivo comum, que é o melhor atendimento à população de Santos”.
 
O secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, ressaltou que ter imagens cedidas pela Autoridade Portuária de Santos é importante para a Prefeitura, “porque passa a nos permitir a visualização de pontos estratégicos. É importante ressaltar que, em termos de investimento, tanto a Prefeitura quanto a Autoridade Portuária já tinham investido em sistemas de monitoramento por câmeras. Hoje, celebramos o compartilhamento recíproco das imagens”.
 
CCO conta com imagens de mais de 1,7 mil câmeras
 
Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o avançado Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos, promove a integração dos serviços públicos e forças de segurança da Cidade, visando maior eficiência das equipes em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais. O equipamento contabilizou, em três anos e meio de operação, mais de 270 mil ocorrências (média de 6.400/mês) relacionadas a monitoramento urbano e atendimento ao cidadão.
 
O CCO está instalado no embasamento do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal, no Centro Histórico), após processo iniciado em 2015 com a busca de financiamento, recebendo investimentos de R$ 40 milhões na obra, mobiliário, equipamentos e avançados sistemas. Integra atualmente 1.736 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real.
 
A unidade conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu e Polícia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
 
TECNOLOGIA
 
No CCO de Santos, muitos recursos tecnológicos estão em operação, como o sistema IVA (análise de vídeo inteligente), que permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, ajudando principalmente a evitar invasões de escolas e unidades de saúde. Nos principais acessos à Cidade e a avenidas de maior fluxo, há câmeras dotadas com o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que permite a leitura de placas de veículos.
 
As imagens captadas são repassadas em tempo real ao sistema Muralha Paulista, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, e à plataforma Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Todas as imagens gravadas pelas câmeras ficam armazenadas por um período de cerca de 30 dias, podendo ser utilizadas para investigações de ocorrências da Guarda Municipal e atendimento de solicitações das polícias Civil e Federal e do Poder Judiciário. Por mês, de 15 a 30 pedidos de imagens são feitos por essas instituições, as quais são aceitas pela Justiça porque possuem marcas d’água que impedem adulterações.



Prefeitura e APS já compartilham câmeras

Fonte: A Tribuna On-line
 
Já está em vigor a parceria entre a Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária (APS)
 
Já está em vigor a parceria entre a Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária (APS) para compartilhamento de imagens de câmeras de monitoramento, ampliando a capacidade de observação dos dois entes públicos, além de garantir mais segurança em vias importantes da Cidade.
 
A Prefeitura passa a acompanhar, em tempo real, as imagens de 46 câmeras da APS e da Guarda Portuária que ficam em áreas públicas do Porto (Avenida Perimetral e entornos). Já a Autoridade Portuária e a Guarda contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município. A Guarda terá, inclusive, um assento no CCO.
 
O acordo foi reiterado em um encontro ontem entre o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), e o diretor de Operações da APS, Beto Mendes.
 
“O Porto está oferecendo imagens de mais de 40 câmeras, cujo acesso era só de nossa Guarda Portuária. Agora, todos os órgãos, como Polícia Civil, Polícia Militar, Samu e Defesa Civil também terão e, de forma conjunta e integrada, detectam os problemas e vão em busca da solução”, diz Mendes.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar