Notícias

APS e Prefeitura de Bertioga querem valorizar potencial da Usina de Itatinga

Fonte: APS
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, trataram, nesta quinta-feira (21/3), de ações de valorização e melhor aproveitamento da histórica Usina Hidrelétrica de Itatinga, que tem 113 anos e ainda está ativa, produzindo 15 megawatts de energia, além de representar um patrimônio ambiental e histórico por conservar edificações, máquinas e memórias de gerações que residiram e atuaram na unidade situada em Bertioga. O Porto de Santos é o único no mundo a ter sua própria usina hidrelétrica.
 
O prefeito demonstrou total interesse em participar das iniciativas da APS, lembrando que muitas delas coincidem com seus projetos e com as reivindicações da população de Bertioga. Pomini falou do projeto de aumento da geração de energia da usina, lembrando que é possível chegar a produzir mais de 20 megawatts, como também Hidrogênio Verde a partir da utilização dos recursos disponíveis. Hoje, há um excedente de 8 megawatts.
 
A geração de Hidrogênio Verde visa atender navios, como os de cruzeiros e de dragagem, que emitem CO2, mas que poderiam passar a utilizar o combustível não poluente quando no Porto de Santos. O engenheiro e gerente de Utilidades da APS, Rafael Apolinário, apresentou ao prefeito as vantagens da produção de Hidrogênio Verde e até do uso do excedente de energia elétrica que pode abastecer bairros de Bertioga.
 
A APS, explicou Pomini, pretende fazer um chamamento para empresas interessadas numa Parceria Público Privada (PPP) para a repotencialização da usina e também na preservação ambiental e no uso turístico do local.
 
O prefeito lembrou que muitas famílias que já residiram e trabalharam em Itatinga têm interesse em voltar a visitar o local.
 
O secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, e a secretária de Finanças e Administração, Miriam Cajazeira Diniz, que acompanharam a reunião, também demonstraram entusiasmo com os projetos da APS. Técnicos da Prefeitura e da APS atuarão em conjunto com o objetivo de aprimorar a participação de Bertioga nas inciativas de valorização da usina.



APS quer produzir hidrogênio verde em Itatinga  

Fonte: BE News
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, se reuniram nesta quinta-feira (21), para debater ações de ações de valorização e melhor aproveitamento da histórica Usina Hidrelétrica de Itatinga.
 
Pomini falou do projeto que visa aumentar a geração de energia da usina, bem como iniciar a produção de Hidrogênio Verde no local para atender navios, como os de cruzeiros e de dragagem, que emitem CO2, mas que poderiam passar a utilizar o combustível não poluente ofertado pelo Porto de Santos.
 
A usina tem 113 anos e produz 15 megawatts de energia, com excedente de 8 megawatts. Porém, o equipamento pode chegar a produzir mais de 20 megawatts, abastecendo também bairros de Bertioga, segundo projeto apresentado pelo engenheiro e gerente de Utilidades da APS, Rafael Apolinário.
 
Segundo Pomini, a ideia é fazer um chamamento para empresas interessadas numa Parceria Público Privada (PPP) para a repotencialização da usina e também na preservação ambiental e no uso turístico do local, que é considerado um patrimônio ambiental e histórico por conservar edificações, máquinas e memórias de gerações que residiram e atuaram na unidade situada em Bertioga.
 
O prefeito demonstrou interesse em participar das iniciativas da APS e disse que muitas delas coincidem com projetos da prefeitura e com as reivindicações da população de Bertioga.
 
Caio também citou que muitas famílias que já residiram e trabalharam em Itatinga têm interesse em voltar a visitar o local.
 
O secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, e a secretária de Finanças e Administração, Miriam Cajazeira Diniz, que acompanharam a reunião, também demonstraram entusiasmo com os projetos da APS. Técnicos da Prefeitura e da APS atuarão em conjunto com o objetivo de aprimorar a participação de Bertioga nas iniciativas de valorização da usina.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar