São Paulo detalha etapas da construção do túnel Santos-Guarujá

Fonte: BE News

Empreendimento tem orçamento de R$ 6 bilhões, em parceria dos governos Federal e Estadual

Após o lançamento da consulta pública do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, ocorrida na última semana, na sede do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília, o Governo de São Paulo lançou um cronograma detalhado de como serão divididas as etapas para a construção do empreendimento, que está orçado em R$ 6 bilhões, e terá aporte dividido entre o Governo Federal e o Governo Estadual, com participação da iniciativa privada por meio de PPP (parceria público-privada).

O projeto consta em um túnel de 870 metros de extensão que será construído abaixo do canal do Porto de Santos, ligando os municípios de Santos e Guarujá. Com profundidade de 21 metros, este será o primeiro túnel da América Latina feito neste modelo.

Segundo o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parceria em Investimentos (SPI), a estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.

O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, a Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.

O Governo Estadual listou nove etapas para a construção do túnel:

Preparação do solo

A primeira etapa é a preparação do fundo do canal onde o túnel será instalado. Uma trincheira é cavada no local para abrigar os módulos que formarão a estrutura. Também serão instaladas placas de concreto na vala para suportar os elementos de túnel.

Construção

Os elementos de túnel são peças de concreto construídas em uma doca seca, de preferência próxima ao local onde ficará o empreendimento. Os elementos contam com piscinas provisórias no seu interior. Os reservatórios fazem com que a estrutura não afunde na água em um primeiro momento.

Transporte

Quando as peças ficam prontas, elas passam por testes de vedação e impermeabilidade. Na sequência, a doca seca é inundada. Por conta das piscinas provisórias, os elementos flutuam para, desta forma, serem transportados por rebocadores para o local onde o túnel vai ficar.

Posicionamento

Os elementos são fixados em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos no ponto exato onde devem ser imersos.

Submersão

A água presente nas piscinas provisórias do interior dos módulos é bombeada, fazendo submergir lentamente os elementos do túnel. Esse processo é monitorado por sensores.

Ligação dos elementos

Por meio de guinchos hidráulicos, os elementos são aproximados, até o contato entre eles.

Acoplagem

A união final dos módulos de túnel contíguos é feita pela diferença de pressão atmosférica no interior do elemento já posicionado e a pressão que a água exerce no novo elemento.

Nivelamento

Em uma das extremidades do elemento, são ancorados macacos hidráulicos, que movimentam pinos de aço para nivelar o módulo. Os pinos são soldados e os macacos hidráulicos, retirados. Em seguida, é injetada areia na base, formando uma “cama” para assentar o elemento de túnel.

Proteção

Por fim, uma camada de pedras é utilizada para recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e o enganchamento de âncoras soltas.

Projeto

O túnel imerso Santos-Guarujá é a maior obra de infraestrutura integrada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, além de estar qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

A consulta pública, que contará com envio de contribuições, sugestões e demais aprimoramentos para o projeto, vai até às 18h do dia 3 de maio. Durante o mês de abril serão realizadas três audiências públicas, sendo duas em Santos e uma no Guarujá.

A próxima etapa será a publicação do edital do projeto e, na sequência, o leilão da parceria público-privada (PPP) entre Governo de São Paulo, União e a futura concessionária. Segundo o Governo Estadual, o certame está previsto para acontecer ainda no final deste ano.