SPA faz parceria com Furnas para usar energia limpa

Fonte: A Tribuna

Termo de cooperação prevê troca de conhecimentos técnicos

Desenvolver estudos de soluções em energia limpa e renovável, bem como de descarbonização, usando o maior porto do Brasil como referência. Este é o objetivo do termo de cooperação para troca de conhecimento técnico assinado entre Furnas Centrais Elétricas – também conhecida como Eletrobras Furnas – e a SPA, estatal que administra o Porto de Santos.

Mais detalhes do acordo serão definidos nos próximos 30 dias. O documento sela o compromisso das empresas na realização de ações para viabilizar atividades técnicas e científicas nas áreas de energia e infraestrutura que permitam a execução de projetos com interesses comuns.

INOVAÇÃO

Os estudos variam entre exploração e aplicação de soluções energéticas e de inovação no setor de energia e no setor de blue economy (economia azul, ou dos oceanos), definido pelo Banco Mundial como “uso sustentável dos recursos oceânicos para crescimento econômico, melhoria dos meios de subsistência e empregos, enquanto preserva a saúde do ecossistema oceânico”.

Sem qualquer tipo de natureza financeira, o termo é de cooperação institucional, sem transferência de recursos entre os envolvidos. Por isso, cada parte deverá arcar com as despesas para participação nas atividades que, além de obter, organizam e tratam os dados, informações e documentos técnicos, bem como elaboram estudos, relatórios e visitas técnicas.

De acordo com o diretor de gestão da Furnas, Pedro Brito, mais de 56 projetos já foram gerados em parceria com outras empresas e startups, pois Furnas está promovendo de maneira contínua Programas de Inovação e Olimpíadas Nacional de Inovação em Energia nos últimos anos.

“Temos a convicção que, juntos, podemos ajudar o Porto de Santos a desenvolver soluções em energia limpa que poderão ser replicadas para outros portos brasileiros”, ressalta.

O plano de trabalho com a descrição dos compromissos previstos, em como as metas a serem atingidas, os benefícios, o cronograma de atividades e a nomeação dos gestores serão elaborados pelas duas empresas nos próximos 30 dias.

VANGUARDA

Segundo o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, o complexo portuário santista sempre esteve na vanguarda de iniciativas energéticas do Brasil.

“No século passado, o então concessionário construiu a Usina Hidrelétrica de Itatinga para abastecer o Porto. O termo de cooperação com Furnas está inserido no contexto da agenda da ESG, que ganhou centralidade no planejamento estratégico da SPA, com especial atenção para o investimento em energia limpa”, finaliza.