Sindaport completa nesse sábado 89 anos de história

Fonte: AssCom Sindaport

Neste sábado, 14 de maio, o SINDAPORT completa 89 anos. Desde 2020, por conta da pandemia, não realizamos a tradicional festa de aniversário e homenagem aos associados que completam 50 anos de filiação.

Apesar do avanço da vacinação, da queda no número de casos e mortes, o SINDAPORT entende que ainda não é o momento de aglomeração, principalmente, porque nossos associados homenageados são da terceira idade. Acreditamos que o fim da pandemia está próximo assim, esperamos que em 2023 possamos comemorar todos juntos as nove décadas de nossa entidade sindical.

Mas apesar de não termos um evento festivo, não podemos deixar essa data tão importante passar em branco. As recentes mudanças na legislação trabalhista e a posição adotada pelo atual Governo de enfraquecer o setor sindical e reduzir direitos dos trabalhadores, contribuíram para debilitar o papel de algumas entidades. No caso do SINDAPORT, que sempre primou por uma administração responsável, austera, comprometida com a categoria, soubemos enfrentar essa turbulência com maestria. Nossa entidade tem sede própria e saúde financeira em dia.

Por outro lado, sabemos que esse ano não será fácil. A desestatização da antiga Codesp, hoje chamada de SPA ou Santos Port Authoriy, está sendo acelerada a todo custo. Uma verdadeira corrida contra o tempo, pois estamos em ano eleitoral. O Governo quer enxugar a empresa, alterar o Portus e acabar com a complementação de aposentadoria. Quer reduzir a folha de pagamento, cortar gastos....

A mensagem passada até agora e propagada por parte do setor empresarial é que a desestatização trará mais competitividade ao porto e mais investimentos. Mas sabemos que não é bem assim.

O Porto de Santos tem batidos recordes de movimentação e encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 135,2 milhões. Conforme divulgado pela própria empresa, o lucro aumentou em 91% sobre o mesmo período de 2021, conferindo à Companhia o maior resultado trimestral de sua história.

De acordo com divulgação feita pela própria empresa: “a receita líquida da SPA cresceu 23,6% no primeiro trimestre, alcançando R$ 313 milhões”. Estamos em plena Campanha Salarial e reiteramos aqui o que já afirmamos perante a atual diretoria da empresa: não vamos aceitar redução de benefícios e de direitos. A Companhia administradora do Porto de Santos sempre fez parte da cidade, por lá passaram pais, filhos e netos. Sempre foi uma das grandes empregadoras de mão-de-obra da cidade. Vamos continuar defendendo nossa categoria com unhas e dentes. Não aceitamos perder benefícios históricos, empregados da ativa e aposentados que dedicaram uma vida ao crescimento da Companhia Docas e do Porto de Santos merecem respeito.

Antonio Fidalgo
Data: 14/05/2022 - 13h35
Parabéns por esses anos de luta