Sindaport participa de reunião sobre PLR

Fonte: AssCom Sindaport

A Autoridade Portuária fez uma reunião para criar a comissão paritária que vai elaborar as regras para o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2022/2023. O benefício é muito aguardado pela categoria, pois já há algum tempo os empregados não são agraciados com essa remuneração. Como muitos devem saber, existe uma cláusula no Programa de PLR que cita que quando a empresa apresenta déficit, o benefício não será pago. "Como no ano retrasado a empresa fechou no vermelho, não recebemos o dinheiro extra no acordo 2020/2021. Mas agora, diante dos bons resultados registrados nos últimos três anos, tudo indica que vamos receber o PLR no ano que vem", ressalta o diretor Edilson de Paula Machado, que participou da reunião sobre o assunto na tarde de terça-feira.

Segundo ele, a comissão é constituída por três integrantes da empresa e três representantes dos trabalhadores, indicados pelos sindicatos.

Edilson explicou que o PLR pode ser pago por meio do acordo coletivo ou por comissão paritária. "A empresa sempre decidiu pagar esse benefício por meio da comissão. É importante discutir o assunto com representantes dos trabalhadores e da empresa. Nessa primeira reunião formamos a comissão e definimos os participantes", afirmou.

Pelos trabalhadores participam da comissão: Edilson de Paula Machado, pelo SINDAPORT; José Antônio dos Santos, representante do Sintraport; e Álvaro Luiz Dias de Oliveira, do Sindicato dos Engenheiros:

Já pela empresa participam Bruno Pelochs Barbino, como coordenador; Claudio Antonio Teixeira Bastos e Marta Alves dos Santos.

Histórico

Desde 2009, após mobilização do SINDICATO, os empregados da Autoridade Portuária conquistaram o direito de receber o PLR - Partici­pação nos Lucros e Resulta­dos. O benefício passou a ser pago após uma ação bem articulada do SINDAPORT com o ex-presidente José Roberto Serra, que cumpriu uma promessa feita à categoria.

"Em 2009, pela primeira vez na história da então Codesp, os empregados da empresa tiveram direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Uma antiga reivindicação da categoria e um compromisso assumido pelo então presidente José Roberto Serra, que participou da cerimônia de posse da diretoria em 2008. E garantiu que a categoria teria direito a esse benefício", relembra o presidente Everandy Cirino dos Santos.