Navio em quarentena no Porto de Santos, SP, confirma 13 tripulantes com Covid-19

Fonte: G1 Santos

De acordo com a Anvisa, três tripulantes do navio precisaram ser desembarcados para internação hospitalar.

O navio que está atracado no terminal portuário da empresa Usiminas, no Porto de Santos, litoral paulista, tem 13 tripulantes que testaram positivo para a Covid-19, segundo atualizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (4). A embarcação está em quarentena desde que o primeiro tripulante passou mal e foi positivado para a doença.

Conforme a Usiminas informou por meio de nota já enviada ao G1, o navio CS Crystal, de bandeira das Bahamas, foi imediatamente isolado após o primeiro caso, e os armadores e agentes marítimos acionaram os protocolos previstos pela Anvisa.

Ao G1, a agência reguladora atualizou que a embarcação, com 20 tripulantes, foi colocada em quarentena no último sábado (31). Ao todo, há 13 positivados para a Covid-19, sendo que três tripulantes precisaram ser desembarcados para internação hospitalar.

De acordo com a Anvisa, os hospitais de destino não são divulgados por ser uma informação pessoal dos pacientes. A agência reguladora também informa que o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, regional de Santos, solicitou o sequenciamento de genoma do novo coronavírus dos tripulantes do CS Crystal que estão internados.

Conforme apurado pelo G1, a embarcação chegou ao Porto de Santos após uma viagem de 11 dias, com origem do Porto de Dakar (Senegal).

Primeiro caso

Em nota, a Anvisa já havia informado que, na noite desta sexta feira (30), foi solicitado o desembarque de emergência de um tripulante do navio. Ele apresentava vômitos, dores de estômago e saturação de oxigênio a 95 %, sendo hospitalizado.

No último sábado, foi confirmado o diagnóstico de Covid-19 desse tripulante. A equipe da Anvisa foi a bordo com a clínica médica contratada pela empresa responsável pelo navio e foi realizada a avaliação médica em todos os tripulantes.

A agência reguladora informa que o CS Crystal tem quarentena prevista, inicialmente, até dia 15 de agosto.