Governo de SP identifica três casos de variante delta em Santos; dois são de tripulantes de navio

Fonte: G1 Santos

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, identificou três casos positivos da variante delta da Covid-19 em Santos, no litoral paulista. De acordo com a Prefeitura de Santos, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) a notificou sobre os três casos nesta segunda-feira (2).

Dois são tripulantes de um navio que estão internados em um hospital da cidade. O terceiro caso é de uma funcionária de um hotel, que não precisou ser internada. Os tripulantes estavam no navio internacional MTM Southport, com bandeira de Singapura, que realizou uma parada no porto de Aratú, Bahia e aportou em Santos no final do mês de julho, onde foi mantido em quarentena após confirmação de 15 casos de Covid-19.

Os casos foram identificados após sequenciamento genético realizado a partir das amostras de RT-PCR destes dois pacientes, que foram hospitalizados em um hospital da cidade após autorização da Anvisa e Porto de Santos para desembarque no dia 27 de julho. Os casos se configuram como provável importação do vírus e a confirmação da variante delta é representativa para a circulação da variante entre os tripulantes desta embarcação.

O Instituto Adolfo Lutz também fará sequenciamento de amostras de tripulantes sintomáticos do navio CS Crystal, atracado no Porto e originário de Dakar. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, o Grupo de Vigilância da Baixada Santista, o município de Santos e a Anvisa, monitoram os casos e o cenário local.

O Estado reitera que as condutas de isolamento, monitoramento, diagnóstico e assistência são as mesmas já realizadas e recomendadas pelas autoridades sanitárias. Segundo a prefeitura, a funcionária do hotel que também foi diagnosticada tem estado de saúde regular e não precisou ser internada.

O G1 questionou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, em nota, confirmou que dois tripulantes do navio testaram positivo para a variante delta do novo coronavírus. A agência reguladora informou ainda que nesta segunda há cinco tripulantes recebendo assistência médico-hospitalar na rede de saúde local.

Embarcação

Os dois tripulantes com Covid-19 que desembarcaram do navio que está em quarentena no Porto de Santos, foram diagnosticados com a variante. Eles desembarcaram para receber cuidados médicos no dia 27 de julho. O navio tem, ao todo, 15 tripulantes que testaram positivo para a doença.

O navio MTM Southport, de bandeira de Singapura, entrou em quarentena no dia 24 e permanecerá por até 14 dias no cais santista. Segundo a Anvisa, na última terça-feira (27), os dois tripulantes apresentaram queda de saturação e saíram para receber assistência médica hospitalar.

O navio MTM Southport está carregado com barris de etanol, e está fundeado na Barra de Santos, segundo informado pela Santos Port Autorithy (SPA), a autoridade portuária de Santos. O navio chegou ao cais santista na última terça-feira (20), vindo do Porto de Salvador, na Bahia.