Notícias

Eleição de representante dos trabalhadores para o Consad será entre 22 e 26 de abril

Fonte: AssCom Sindaport



Na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de abril, será realizada eleição para a escolha do representante dos trabalhadores no Consad (Conselho de Administração) da Autoridade Portuária. A votação será online. Para participar é preciso solicitar senha e login pelo telefone 3202-6565 ramal 2020
 
Quatro empregados estão inscritos. São eles : Adriana Andrea de Souza Ferreira, Antonio Carlos da Costa, Ariane Vieira Miranda Oliveira e Sidney Antonio Verde.
 
O vice-presidente do SINDAPORT, João de Andrade Marques, faz parte da comissão eleitoral paritária, que é formada por mais três companheiros: indicados pela SPA estão Aldo dos Santos Ribeiro Cunha e Luciana Francisco Furtado; e Itamar Revoredo Kunert, indicado pelos profissionais liberais.
 
Se um candidato receber 50% +1 dos votos válidos, sem contabilizar votos brancos e nulos, a eleição será resolvida em primeiro turno. Mas no caso de ir para segundo turno, vão disputar os dois primeiros colocados e a eleição será realizada entre os dias 24 e 26 de maio. O mandato é de dois anos.
 
O Consad é formado por representantes dos trabalhadores, empresários, do Ministério da Infraestrutura e do Ministério da Economia. Compete ao Conselho de Administração: fixar a orientação geral dos negócios da Companhia e deliberar sobre o planejamento estratégico da Companhia, aprovar o Regulamento de Pessoal, bem como quantitativo de pessoal próprio e de cargos em comissão, acordos coletivos de trabalho, estrutura organizacional, programa de participação dos empregados nos lucros ou resultados, plano de cargos e salários, plano de funções, benefícios de empregados e programa de desligamento de empregados, observadas as normas e diretrizes do Governo Federal, disciplinar normas internas e regras de alçada relativas aos valores acima dos quais as operações descritas no inciso III do art. 55 do Estatuto Social da Companhia deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho de Administração, aprovar o Regimento Interno da Companhia, do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria, bem como o Código de Conduta e Integridade da Companhia, deliberar sobre os casos omissos do estatuto social da Companhia, em conformidade com o disposto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, eleger e destituir os membros da Diretoria-Executiva da Companhia, fixando-lhes as atribuições, convocar a Assembleia Geral, aprovar as Políticas de Conformidade e Gerenciamento de Riscos, Dividendos e Participações Societárias, bem como outras políticas gerais da Companhia; subscrever Carta Anual com explicação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas, manifestar sobre remuneração dos membros da Diretoria, entre outras atribuições previstas em lei.
 
Conheça agora um pouco dos candidatos que estão participando da eleição para representante dos trabalhadores no Consad. As informações dos empregados participantes estão no site http://intranet.portodesantos.com.br/docs_codesp/doc_codesp_pdf_site.asp?id=132069
 
SIDNEY VERDE

CARGO: TP – Técnico Portuário
LOTAÇÃO: Gerência de Sustentabilidade – GESUS
NÚMERO: 01
 
CURRÍCULO: Sidney Verde, 55 anos, funcionário da CODESP desde 1987. Formado em Administração de Empresas; e ainda nos cursos de Planejamento Estratégico; Introdução ao ISPS CODE; Administração Patrimonial; Lei 8.666/93; Sistema de Gestão Ambiental; Risco Ambiental; o Meio Ambiente e o Mar; Treinamento e Prevenção de Acidentes; Gestão do Ambiente Portuário; Analista de Sistemas Intensivo; Administração de Recursos Financeiros; Estratégia de Negociação; Despacho Aduaneiro; Desenvolvimento Gerencial e Gerenciamento de Contratos. Formado ainda em Noções de Oceanografia pela USP e Administração Estratégica pelo CRA, entre outros.
 
Experiência adquirida nos setores da Empresa: Guarda Portuário; Escriturário da Secretaria Geral da Presidência e Secretaria dos Órgãos Colegiados, tendo atuado ainda como Coordenador e Secretário no CONSAD e CONFIS; Técnico Portuário do Complexo Cultural; e posteriormente Encarregado na DE, DILOG e Secretaria da SUMAS; Técnico Portuário na Gerência de Sustentabilidade; e tendo sido também Conselheiro Titular do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, pela CODESP. Atualmente é Conselheiro do CONSAD, representante dos Trabalhadores.
 
PLATAFORMA: Dentro das atribuições e legalidade conferidas ao Conselheiro de Administração (representante dos empregados): - Fiscalizar a gestão da Empresa examinando, a qualquer tempo, as documentações, solicitando informações necessárias, dentro da competência; - Atuar de forma responsável, buscando sempre o desenvolvimento e a eficiência da SPA (Codesp), cujas melhorias refletirão também na comunidade portuária; - Dar continuidade ao meu compromisso em melhor proteger e valorizar o maior patrimônio da empresa, que são seus empregados. Apesar de todas as dificuldades que vimos enfrentando nos últimos anos, não posso deixar de trazer uma mensagem de otimismo e de esperança de que vamos seguir em frente. A SPA (Codesp) é uma grande empresa, têm um quadro técnico qualificado, de profissionais com capacidade e excelência na prestação dos seus serviços, e ao longo de décadas contam com o respeito e a confiança da comunidade portuária. Assim, precisamos continuar a ter a firmeza de propósitos em defender a classe trabalhadora na gestão da Empresa. E isso passa, obrigatoriamente, pela escolha de empregados preparados e compromissados com a eficiência da empresa e a lisura de seus atos. Portanto, todo empregado deve participar ativamente do processo eleitoral, votando, no período de 22 a 26 de abril, para que a SPA continue a trilhar o caminho da modernidade, eficiência e a transparência que todos almejamos.
 
ANTONIO CARLOS DA COSTA
 
CARGO: Gerente de Controladoria
LOTAÇÃO: DIAFI-GERCO
NÚMERO: 02
 
CURRÍCULO: Técnico em contabilidade – Escola Municipal Acácio de Paula Leite Sampaio – Conclusão em 1974; Ciências Contábeis – AELIS (atual UNIMONTE) – Conclusão em 1981;
 
Em 1974, iniciou a carreira na Companhia Docas de Santos (CDS) como Conferente de Carga e, ao longo de sua trajetória profissional na CODESP, exerceu os cargos de Contador, Gerente de Custos e Orçamentos, Superintendente Financeiro, Assessor da Diretoria Financeira e Gerente de Controladoria.
 
PLATAFORMA: Diante de tantas mudanças no cenário organizacional da SPA, é essencial que os empregados sejam bem representados no CONSAD. Dedicação, integridade, compromisso com os resultados e a valorização das relações humanas sempre foram os pilares fundamentais de uma carreira construída com muito carinho nos últimos 46 anos de trabalho. Caso tenha a oportunidade de ser eleito como representante dos empregados no CONSAD, pretendo manter os mesmos princípios basilares para atuar junto ao colegiado visando sempre o bem da empresa e de seus funcionários.
 
ADRIANA ANDREA DE SOUZA FERREIRA
 
CARGO: EP – Contador
LOTAÇÃO: GESER – Gerência de Serviços Gerais - GESER
NÚMERO: 03
 
CURRÍCULO: Formada em Ciências Contábeis e cursando MBA em Gestão em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, trabalha há 20 anos no serviço público, passando por todas as esferas de governos (Municipal, Estadual e Federal).
Entrou na SPA em 03/10/2011 através de concurso público, onde atuou como técnica de Auditoria Interna, Gerente de Compras e, atualmente, na Gerência de Serviços Gerais na área de gestão de contratos de serviços terceirizados.
 
PLATAFORMA: A experiência adquirida nesta trajetória de quase dez anos, no trato com as diversas áreas da empresa, conhecendo e acompanhando diretamente as questões sensíveis da Companhia, será utilizada para valer a voz do empregado público na tomada de decisões, trabalhando em conjunto, com transparência e harmonia para que a SPA continue crescendo e sendo orgulho de todos aqueles que nela laboram.
 
ARIANE VIEIRA M. OLIVEIRA
 
CARGO: TP – Técnico Portuário
LOTAÇÃO: Supervisão de Marketing – SEMAR
NÚMERO: 04
 
CURRÍCULO: Formada em Comércio Exterior (2008), Logística e Transportes (2014), e em Gestão Empresarial (2020). Cursando pós-graduação em Comunicação e Marketing e também em Finanças com ênfase em Mercado de Capitais.
Mentorada por importantes nomes como Bernardinho, Ricardo Basaglia, Tiago Reis e Alvaro Schocair por meio do programa de mentorias ADF Hub.
 
PLATAFORMA: Sou apaixonada por porto, mar e navios! Acredito em pessoas e entendo que somos nós, o capital humano, que fazemos este Porto ser da dimensão que é! Nós, trabalhadores, ajudamos o Porto de Santos a registrar sucessivos recordes, gerar empregos na região e riquezas para o país. Serei uma voz ativa no Conselho de Administração da SPA, aliando ideias inovadoras à experiência de tantos anos de trabalho e estudo voltados para a área, escutando aqueles que criaram os alicerces desta Companhia e os anseios daqueles que, assim como eu, batalharam para estar aqui sendo parte do maior Porto do Hemisfério Sul.

Assista a apresentação dos candidatos (vídeo SPA)
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar