Deputada federal solicita vacinação contra covid-19 para trabalhadores portuários

Fonte: A Tribuna On-line

Rosana Valle (PSB/SP) enviou pedido ao Ministério da Saúde. Segundo a parlamentar, categoria integra atividade essencial por força de lei

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) pediu ao Ministério da Saúde que promova a vacinação contra a covid-19 aos trabalhadores portuários de Santos. De acordo com a parlamentar, a categoria não parou durante a pandemia por ser considerada atividade essencial por força de lei.

Rosana destacou que são perto de 20 mil pessoas, que atuam tanto a bordo como nos terminais, e que mantêm contato diário com tripulações de dezenas de países.

Representantes dos sindicatos dos trabalhadores portuários foram recebidos pela deputada e manifestaram preocupação com o aumento de risco de contaminação, sobretudo por lidarem com tripulações que já foram afetadas pela covid-19, como do navio Seven Sun. Os sindicalistas explicaram que, por conta da Lei 14.047/2020, devem ser vacinados pela condição de serem trabalhadores em serviço essencial.

“Estamos em contado diário com pessoas e mercadorias provenientes de diversos países, o que aumenta o risco de contaminação, não apenas para nós, como também para a população das cidades da região, já que temos portuários residindo em todas as cidades da Baixada e Litoral”, disse Claudiomiro Machado, presidente do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport).

No requerimento encaminhado ao Ministério da Saúde, Rosana lembrou que os 111 mil portuários do País estão na linha de frente do comércio exterior, ajudando a economia do País e a manter empregos no campo e na cidade. “Por isso eles merecem que seja marcada uma data para o início da vacinação da categoria, principalmente no maior porto da América do Sul”, disse a deputada.

Assinaram o manifesto pedindo a interferência junto ao Governo Federal e demais autoridades, os seguintes presidentes dos sindicatos: Bruno José dos Santos, dos Estivadores; Claudiomiro Machado, do Sintraport; Everandy Cirino dos Santos, do Sindaport; José Cavalcanti Pessoa, dos Vigias Portuários; Paulo Rocha, do Sindogeesp; Adilson de Souza, dos Consertadores de Carga; Wilk Santa Cruz, dos Conferentes e Wilson Lima, do Sindbloco.