Notícias

Suplicy defende aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo

Fonte: Agência Senado



Em discurso no Senado nesta quinta-feira (9), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que a política de ganho do salário mínimo deve ser mantida ao mesmo tempo em que deve ser dado um aumento real para aqueles que recebem um valor maior na aposentadoria. Na visão do senador, o Brasil está em débito com os aposentados, que vivem as consequências de muitas distorções econômicas.

– O governo precisa enfrentar de imediato esta questão. Somente assim poderemos garantir aos aposentados uma vida com mais qualidade – afirmou.

Segundo Suplicy, há cerca de 100 projetos sobre o assunto em tramitação no Congresso Nacional, o que mostraria que o Legislativo tem funcionado como uma caixa de ressonância da sociedade. Ele destacou o PLS 58/2003, que trata da atualização dos valores pagos aos aposentados e pensionistas, e o PLS 296/2003, que acaba com o fator previdenciário.

Conforme informou o senador, ambos os projetos estão na Câmara dos Deputados desde 2008. Suplicy pediu aos deputados que os projetos sejam apreciados o mais rápido possível.

O parlamentar paulista disse que a aposentadoria é uma conquista universal, que pretende dar um mínimo de conforto àqueles que batalharam muito durante toda a vida. Para Suplicy, os aposentados e pensionistas brasileiros precisam de um olhar mais atento do país. Ele reconheceu que a valorização do salário mínimo, pago à maioria dos aposentados, incentiva o movimento da economia, mas registrou que a diferença de valorização chega a mais de 70% a favor do salário mínimo, em relação àqueles que recebem valor maior, cujos vencimentos tiveram pouco ou nenhum ganho real nos últimos anos.

– Se a valorização do salário mínimo é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, seria o caso de também conceder aumentos reais para aqueles que recebem mais do que esse valor – afirmou.

 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar