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Ministério da Infraestrutura analisa novo projeto de ponte entre Santos e Guarujá, SP

Fonte: G1 Santos
 
Estudo foi refeito para atender às solicitações do Ministério da Infraestrutura. Porém, o Ministério diz que também analisa a construção de um túnel.
 
 
Um novo projeto para a construção de uma ponte ligando Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foi entregue pelo Governo do Estado de São Paulo ao Ministério da Infraestrutura. Neste novo projeto, houve um reposicionamento e aumento da distância entre os pilares da ponte. O MInfra afirmou ao G1, nesta quarta-feira (25), que será feita uma análise cuidadosa do material juntamente com a alternativa da construção de um túnel submerso.
 
O projeto foi entregue pela Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo e será executado pela Ecovias. O Governo do Estado entregou o projeto ao MInfra durante uma reunião, na última quinta-feira (19). Segundo a pasta estadual, a obra está pronta para ser iniciada, dependendo apenas do aval do Ministério da Infraestrutura.
 
Essa é a terceira vez que a empresa revisita o projeto para atender a todos os requisitos necessários de implantação da interligação entre as duas cidades. O primeiro projeto contava com 320 metros de vão. Uma nova proposta foi trabalhava e, no segundo projeto, o vão passou a ser de 400 metros.
 
No novo estudo, houve um reposicionamento e um aumento da distância entre os pilares da ponte. A alteração resultou em um vão principal de 750 metros, com altura de 85 metros a partir do nível do mar. As medidas, de acordo com o Governo de São Paulo, eliminam qualquer interferência operacional atual e também com as ampliações de projetos futuros do Porto de Santos.


 
O projeto foi analisado também pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronática, que declarou que não há prejuízo para a operação do aeroporto em Guarujá, com a necessidade somente de sinalização e iluminação específica.
 
Durante a reunião com o Estado, o Ministério da Infraestrutura afirmou que questionou alguns aspectos do projeto que não ficaram esclarecidos, como por exemplo, a localização dos pilares de suporte da infraestrutura e sua compatibilização com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos.
 
Ponte Santos-Guarujá
 
O projeto novo conta com uma infraestrutura projetada com 7,5 km de extensão, sendo 1,1 km de travessia em ponte pênsil e o restante em viadutos. A proposta conecta a Via Anchieta, na altura do km 64, à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250.
 
Por não se tratar de uma obra contratual, a concessionária submeteu todos os estudos à avaliação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
 
O projeto passará por uma análise cuidadosa, segundo o Ministério, e também por uma verificação por parte dos autores do projeto sobre os apontamentos indicados durante a entrega do novo estudo.
 
Túnel submerso
 
Ainda de acordo com o MInfra, o projeto será avaliado juntamente com a alternativa de túnel, para que seja definida a solução mais adequada, tanto em relação ao custo quanto ao prazo, seja no âmbito do projeto de desestatização do porto ou não.
 
O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, em agosto deste ano, se posicionou contra o projeto de construção da Ponte Santos-Guarujá. Durante um evento virtual organizado pelo Grupo Tribuna, ele disse que o Governo do Estado estava reformulando o projeto a fim de atender as questões portuárias, mas acredita que a construção de um túnel seria o ideal para não prejudicar a navegação do Porto.
 

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Comentários (1)

Adrei Antonio Degasperi
Data: 26/11/2020 - 15h25
Outra vez, a Ecovias insiste ba aprovação de seu projeto. É o mesmo com alguma roupagem diferente. Mas é na mesma posição que o anteror, onde já existe um sistema rodoviário. Tal projeto não atende o sistema de balsas entre as duas cidades. Tal opção já vem sendo utilizada quando as filas das Balsas são absurdas. Porquê o interesse da Ecovias em fugir do Leilão da Concessão do Sistema Anchieta Imigrantes. Porquê o interesse do Governo do Estado. Entendo que algum Órgão Público deveria analisar tal proposta.


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