Folha de salários dos servidores federais diminuirá pela primeira vez desde 2012

Fonte: Brasil Econômico

O governo federal espera reduzir os gastos com a folha de pagamento de servidores ativos do Poder Executivo. Esta é a primeira vez que a diminuição ocorre, desde que a folha salarial do governo começou a ser acompanhada, em 2012.

O Ministério da Economia fez cálculos preliminares, que indicam que a despesa com funcionários encolheu 0,1% em 2020, até agora, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para conter o aumento na folha, o governo tem adotado duas estratégias principais – redução na taxa de reposição de servidores aposentados para o menor patamar da série histórica e digitalização dos principais serviços públicos.