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Com menos desapropriações, grupo lança campanha por túnel Santos-Guarujá; veja vídeo

Fonte: Diário do Litoral
 
Apresentação online demonstrou possíveis vantagens de projeto, que integra pistas para carros de passeio, VLT e ciclovias


 
Um grupo de empresas lançou nesta quinta-feira (24), a campanha ‘Vou de Túnel’, que almeja expor detalhes do projeto do túnel imerso ligando Santos a Guarujá, além das ações que compõem o movimento, que tem como um dos objetivos informar a população da Baixada Santista e de todo o País sobre as vantagens ambientais, econômicas e sociais da proposta.
 
Ao todo, mais de 20 empresas fazem parte do grupo, que tem apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. De acordo com as autoridades presentes, o projeto, que já havia sido apresentado anteriormente, prevê a integração do túnel como a utilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e tem previsão de atender mais de 40 mil pessoas por dia, reduzindo em 25 minutos o tempo de travessia.
 
Segundo Tercio Carvalho, haverá um investimento aproximado de R$ 2.5 bilhões na construção do túnel, além de mais R$ 1 bilhão a ser utilizado na readequação nas perimetrais que inclui acessos em trechos da Marginal Piaçaguera. O grupo de empresas já está negociando o projeto com autoridades de Brasília e do Estado de São Paulo.
 
O ‘pool’ de empresas explica que já existe uma licença ambiental emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nesta quarta-feira (23), a deputada federal Rosana Valle (PSB) propôs, ao Ministério da Infraestrutura, a inclusão da construção da ligação seca entre Santos e Guarujá no edital de privatização da gestão do Porto de Santos.
 
 
“Essa campanha tem como objetivo trazer esclarecimento à população da Baixada Santista. Aqui queremos de fato mostrar as qualidades do projeto. Nós, os engenheiros e as empresas que participam desse projeto queremos mostrar que o projeto respeita a população e o Porto, essa é a nossa bandeira, nossa mensagem”, explica Carvalho, que é engenheiro naval, e ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos. 
 
A obra, segundo o mestre e doutor em Engenharia Civil pela University of California Berkeley e professor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), Tarcísio Barreto Celestino, deverá demorar dois anos para ser concluída em caso de poucos contratempos. Apesar disso, ainda não existe um prazo ou data concreta para que as obras recebam o sinal verde para serem iniciadas.
 
“Há muito tempo vejo como as soluções subterrâneas são muito mais amigáveis para as cidades e no caso de Santos e Guarujá não é diferente. Não quero menos para o Estado de São Paulo, quero o melhor, e o Porto e a região metropolitana de Santos e Guarujá são muito importantes para o Estado, o Porto é fundamental. O Estado tem que escolher a melhor alternativa também para o Porto, não só para as cidades”, explica.
 
Após revisões do trajeto, os especialistas afirmam que o túnel de pouco mais de 1 quilômetro que ligará Santos a Guarujá deverá gerar, segundo o grupo de empresas, 95% menos desapropriações do que era previsto anteriormente.
 
No hotsite da campanha, já há uma petição para que a população venha a aderir e assinar a proposta. No portal, a campanha afirma que, com o túnel, o trajeto entre as cidades será feito em menos de 5 minutos e é mais econômico com um trajeto de cerca de 1,7 km. A estrutura promete não atrapalhar o desenvolvimento do porto de Santos e deverá ter acesso mais seguro para ciclistas, pedestres e skatistas.
 
A via exclusiva para o VLT também deverá permitir um ‘desafogamento’ do transporte público por outros trajetos e poderá, no futuro, realizar uma ligação mais simples também com o município de Bertioga. O túnel também prevê a redução da poluição do ar e da emissão de CO² na atmosfera. O projeto pode ser conferido por meio do link voudetunel.com.br.



Rosana Valle pede inclusão da ligação seca no edital de privatização da gestão do Porto


Fonte: Diário do Litoral
 
A opção do túnel é defendida pelo setor portuário por não restringir o processo natural de crescimento do maior porto brasileiro
 
A deputada federal Rosana Valle (PSB) propôs, ao Ministério da Infraestrutura, a inclusão da construção da ligação seca entre Santos e Guarujá no edital de privatização da gestão do Porto de Santos.
 
"Temos que aproveitar o interesse da iniciativa privada na administração do maior porto da América do Sul para conseguir o investimento necessário para viabilizar a tão sonhada ligação Santos-Guarujá ", afirmou a parlamentar, que preside, na Câmara Federal, a Frente Parlamentar para o futuro do Porto de Santos.
 
A opção do túnel é defendida pelo setor portuário por não restringir o processo natural de crescimento do maior porto brasileiro.
 
O modelo de privatização da gestão portuária vem sendo estudado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado pelo Ministério da Infraestrutura para viabilizar o importante processo que teve início em 1997 com as concessões e arrendamentos dos terminais.
 
Hoje, a iniciativa privada já opera com desenvoltura os terminais, faltando agora a privatização da gestão, atualmente a cargo da Santos Port Authority (SPA), antiga Codesp. Para Rosana Valle, este processo é uma grande oportunidade para viabilizar a ligação seca diante da falta de recursos dos governos.
 

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Comentários (1)

Adrei Antonio Degasperi
Data: 25/09/2020 - 16h05
Aleluia. As principais empresas, a CODESP, o Ministro do Planejamento e alguns políticos nais esclarecidos são favoráveis à ligação seca através de túnel, contrariando interesses da Ecovias. Cabe à Rosana Valle levantar mais esta bandeira e aos políticos locais o convencimento da população. Quanto à Ecovias, vamos para o leilão da concessão do sistema Anchieta x Imigrantes, que com certeza absoluta vamos ter o preço do pedágio mais barato.


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