Notícias

Secretário nacional toma posse no Conselho do Porto de Paranaguá

Fonte: Agora Litoral
 
Colegiado é responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública

 
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, é o novo membro do Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Paranaguá. O colegiado é responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública e a vinda de Piloni reforça o posicionamento do porto paranaense no mercado nacional.
 
“Me sinto muito honrado, porque sei da importância deste colegiado e do Porto de Paranaguá para o Brasil, especialmente no momento que vivemos”, disse Piloni, durante a posse, na última sexta-feira (31).
 
“Devemos pensar em temas estratégicos, de cultura e gestão. Como o porto já tem uma operação eficiente, com muita qualidade nos serviços prestados, a intenção é focar nas questões gerenciais e de planejamento”, acrescentou.
 
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2006) e especialista em gestão portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), o secretário foi, no último ano, conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Porto de Santos.
 
TRANSPARÊNCIA - A participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários é considerada estratégica para trazer novos investimentos para os portos do Paraná. O Estado foi o primeiro do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, com a assinatura do convênio de delegação de competência, em agosto de 2019.
 
Além disso, em maio de 2020, a União renovou com o Governo do Estado o Convênio de Delegação para a exploração dos portos de Paranaguá e Antonina por mais 25 anos. O aditivo criou o assento para o Ministério da Infraestrutura no Conselho.
 
O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, falou sobre a importância do colegiado para transformar a administração portuária em referência operacional e de gestão.
 
“O conselho é uma instituição que tem poder decisivo e de gestão. Temos uma atuação muito próxima, baseada na transparência e no diálogo. Por isso, a vinda do secretário Piloni é positiva para atuar na condução das diretrizes estratégicas, pensando no futuro”.

 
CONSAD - O Conselho de Administração é formado por nove membros. Representantes da União, Governo do Estado, trabalhadores portuários e empresários. Os mandatos são de dois anos, para titulares e suplentes. São realizadas reuniões mensais ordinárias, conforme calendário preestabelecido, além de eventuais reuniões extraordinárias, quando necessário.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar