Sindaport marca presença na videoconferência que lança projeto social

Fonte: Sindaport

Segmento portuário une esforços contra coronavírus na Campanha Porto Amigo das Cidades Contra o Coronavírus lançada pela deputada federal Rosana Valle

Representantes de 23 empresas, associações e sindicatos patronais e laborais que atuam no Porto de Santos marcaram presença na Campanha Porto Amigo das Cidades Contra o Coronavírus, lançada pela deputada federal Rosana Valle (PSB) para a doação de equipamentos, insumos e serviços para ajudar as cidades no combate à pandemia. O apoio à iniciativa conjunta com a Santos Port Authority (SPA, antiga Cia. Docas) foi manifestado nesta quinta-feira (16/4) em videoconferência marcada pelo comprometimento de todos os segmentos da comunidade portuária.

Os empresários atenderam ao apelo da deputada e vão concentrar suas doações na Santos Port Authority (SPA), através da assessora para Assuntos Internacionais, Raquel Kibrit, que fará um levantamento das necessidades dos setores de saúde e entidades para que as contribuições cheguem aos seus destinatários.

Rosana Valle disse que esta atuação conjunta do Porto de Santos será um exemplo para todos os portos do Brasil. "Além de ser o maior e o mais importante da América Latina em termos de movimentação física e representatividade na balança comercial brasileira, deve servir de exemplo e referência para os demais com ações sociais como a que agora estou propondo em benefício das cidades da região e Vale do Ribeira", afirmou a parlamentar.

Presidente da SPA, Casemiro Tercio Carvalho disse que o sistema de saúde de Santos é mais pressionado pelo fato da região possuir, proporcionalmente, a maior população idosa do País. Ressaltou que muitas empresas do setor já fizeram doações, mas destacou a importância desta ação unificada. “Está aqui o Porto para ajudar a sociedade. Agradeço a Rosana por unir o setor portuário em torno desta causa”, disse Casemiro Tercio.

Presente da videoconferência representando os trabalhadores portuários, o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, enalteceu a iniciativa da parlamentar santista. "Depois de nos ajudar na questão do Portus e fazer gestões junto ao Governo em defesa da classe trabalhadora nas questões de saúde, segurança e vigilância sanitária nos portos em face do coronavírus, bem como apresentar emendas em favor dos portuários diante da MP 945, uma ação solidária e benemérita dessa magnitude merece aplausos de todos os que interagem no segmento da navegação local".

Antônio Carlos Sepúlveda, CEO da Santos Brasil, sugeriu que o setor pode ajudar realizando a importação direta de itens específicos em busca de conseguir mais rapidez e melhores preços, em função da compra em maior escala. Ricardo Arten, da BTP, defendeu o envolvimento de toda a cadeia logística neste processo de aquisição de equipamentos.

No comando da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), Sérgio Aquino parabenizou a deputada. "Uma ação de grande relevância diante de um cenário de extrema preocupação para os diversos setores da cadeia produtiva portuária".

João Menano, presidente da Associação das Empresas da Alemoa (AMA), que já tem comprado máscaras para doação, ofereceu área para armazenamento de 4.500 m2 nos Arcos do Valongo, da mesma forma que Sueli Martinez, diretora da Concais, colocou à disposição espaço de 10 mil m2 existente do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.

Carlos Alberto de Souza Filho, presidente da Praticagem de Santos, disse que a campanha lançada por Rosana Valle representou um alívio para os associados, que agora têm um meio seguro para destinar as doações. Segundo ele, a Praticagem já tinha doado 5 mil máscaras para profissionais de saúde.

Nívio Peres, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, lembrou que não está fácil encontrar medicamentos no exterior e que a campanha vai fortalecer as aquisições, permitindo compras em grande escala. Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, parabenizou Rosana Valle, lembrando que este movimento deve inspirar o País.

O presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Régis Prunzel, destacou a importância da atividade portuária manter o ciclo econômico nesta crise. Na mesma linha, Bayard Umbuzeiro, diretor-presidente da Transbrasa, falou do compromisso para não demitir neste momento, em que as importações das mercadorias de valor agregado tiveram sensível queda.

Após as diversas manifestações de apoio ao projeto social, Rosana Valle agradeceu os participantes, com destaque para a SPA, uma vez que a estatal será a responsável pela gestão e destinação dos recursos aportados pelas entidades e empresários portuários. Daqui a 15 dias o grupo se reunirá novamente.

Participaram da conferência representantes da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL); Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA); Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC); Alemoa S.A.; Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA); Brasil Terminal Portuário (BTP); CITROSUCO; CONCAIS; Bandeirantes Deicmar; DP World; Eldorado Brasil; Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP); MSC; Praticagem de Santos; Santos Brasil; Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS); Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (SINDAMAR); Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (SINDAPORT); Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (SINDISAN); Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP); TEGPORTO e Transbrasa.