Nota conjunta: Santos Port Authority e CLIA Brasil

Fonte: SPA / Clia Brasil

Certos da importância da precisão e clareza das informações, trazemos atualizações sobre os navios e tripulantes que se mantêm a bordo no Porto de Santos.

Neste momento, cinco navios encontram-se no Porto de Santos, sendo um deles internacional (Scenic Eclipse) e os outros (MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Musica e Costa Fascinosa) embarcações que fizeram parte da temporada nacional de cruzeiros 2019/2020, que aconteceria até a segunda quinzena de abril e que, para segurança dos cruzeiristas e tripulantes e atuando em consonância com o Ministério da Saúde, teve seu encerramento antecipado para 19 de março. O mesmo aconteceu em diversas partes do mundo, com a paralisação temporária das operações das empresas de cruzeiro, conforme já anunciado pela MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e pela Scenic.

A Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, e a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, que faz parte Cruise Lines Internacional Association – CLIA) estão em contato permanente com as demais instituições que atuam no Porto de Santos, tais como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde estadual e municipal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Receita Federal, Polícia Federal e  Marinha, dentre outras, para que todas as normas vigentes sejam rigorosamente seguidas, sempre prezando pela segurança de todos, desde os tripulantes, hóspedes, passando pela comunidade até os trabalhadores envolvidos em todos os processos e os munícipes.

Desde janeiro, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de importância internacional devido à covid-19, a SPA vem atuando na prevenção dos riscos aos usuários do Porto de Santos. Um grupo multidisciplinar, criado como medida preventiva para evitar a entrada e a disseminação do vírus em território nacional através do complexo portuário santista, vem trabalhando na detecção, monitoramento, controle e resposta a eventos que possam trazer risco. A instituição do grupo está prevista no Plano de Contingência do Porto de Santos (PCPS), que é acionado quando ocorre acidentes ou incidentes que tenham o potencial de afetar as operações no Porto de Santos e causar impactos negativos na região Metropolitana da Baixada Santista. A SPA está atuando para que essas pessoas possam ser conduzidas até o aeroporto onde poderão voltar para os braços das famílias.

Outro fato que vale ser destacado é que, com o essencial auxílio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Turismo, estamos trabalhando nos processos de repatriação dos tripulantes que estão a bordo, em Santos e em outros portos brasileiros.

É importante destacar que as repatriações dependem de vários fatores, como fronteiras abertas, disponibilidade de voos regulares ou aviões para serem fretados. Também vale lembrar que, de acordo com as normas internacionais, cada embarcação deve ficar com um número mínimo de tripulantes para que a operação seja possível.

Acompanhe os status de cada companhia:

Os Navios da MSC (MSC Seaview, 683 tripulantes / MSC Poesia, 185 tripulantes / MSC Musica, 351 tripulantes) não possuem casos suspeitos de covid-19 e os desembarques acontecem de acordo com a disponibilidade de voos. Os tripulantes hondurenhos estão em processo de repatriação por voo fretado, previsto para esta semana.

O navio Costa Fascinosa (755 tripulantes) começou a desembarcar seus tripulantes, de acordo com a determinação da Anvisa. 75 Brasileiros passaram por testes rápidos e já desembarcaram ontem (05 de abril) sem nenhum caso positivo de Coronavírus. A Costa Cruzeiros foi a responsável pela logística de retorno dos brasileiros às cidades de origem. Os Indonésios e Filipinos seguirão em voos fretados nos próximos 10 dias de acordo com as determinações de seus países e ajuda do Ministério das Relações Exteriores. Todos os tripulantes estão isolados em cabines individuais e com varanda, cumprindo quarentena. Os que atestarem positivo para covid-19 ou estiverem com sintomas, não desembarcarão. Em âmbito global, o grupo Costa tem trabalhado para repatriar mais de 60 mil passageiros e 9 mil tripulantes. Nas últimas semanas, a companhia repatriou com sucesso milhares de passageiros da América do Sul, organizando o retorno por meio de voo regulares e quatro voos fretados

Os 128 tripulantes do Navio Scenic Eclipse, que chegou de Montevideo na última quinta-feira (2 de abril), estão em bom estado de saúde. Dos 53 que estavam prontos para desembarque e repatriação, 40 já estão em suas casas. O mesmo ocorrerá com as outras 13 pessoas nos próximos dias, dependendo da disponibilidade de voos. O Navio seguirá para Europa em breve com os 72 tripulantes restantes.

As Cias fazem de tudo para não dependerem de recursos locais, mesmo em casos suspeitos de Covid19, pois têm uma equipe médica treinada e equipada para atender muitas das demandas. Qualquer caso que necessitar de atendimento médico fora do Navio, por suspeita ou não de covid-19, serão encaminhados para a capital paulista, com o intuito de não sobrecarregar o sistema de saúde local. Apenas casos que representem risco de vida serão levados a um hospital em Santos.

Agradecemos o trabalho e o empenho das autoridades nacionais Anvisa, Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde, Antaq, Polícia Federal, Receita Federal, Marinha, à Prefeitura de Santos e aos cidadãos santistas. A cidade de Santos possui uma localização estratégica para o trânsito dos tripulantes para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, proporcionando embarques mais rápidos desses profissionais rumo às suas residências.

SPA (Santos Port Authority)

CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

www.abremar.com.br