Notícias

Sindicatos e Associações analisam proposta emergencial para salvaguarda do Portus

Fonte: Sindaport / A Diretoria


 
O Instituto de Seguridade Social Portus caminha para o fim, indicou o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, em Brasília, a sindicalistas e associações de participantes. 
 
Sem recursos para pagar os aposentados - previsão é de que o dinheiro acabe em julho - uma das saídas encontradas pelo Governo Federal é a aprovação de algum plano emergencial que permita ao Governo, em conjunto com os órgãos envolvidos AGU, SEST, Ministério da Fazenda e patrocinadoras, encontrar uma solução definitiva para o problema.
 
Com a intenção de colaborar com o Governo, as entidades que representam os participantes e assistidos para analisar plano emergencial menos doloroso que o proposto pelo interventor da PORTUS em 2017, que esta sub judice porque inviabiliza a manutenção dos participantes ativos, triplicando as contribuições vertidas pelos empregados da CODESP.
 
A proposta emergencial será analisada amanhã às 15h30 na sede do SINDAPORT. Ela foi construída pela Rodarte Nogueira - consultoria em estatística e atuária, empresa especializada no segmento que reúne profissionais de avaliação atuarial, financeira e econômica de planos de benefícios de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e esta assessorando os advogados que buscam uma solução para o problema.
 
Se for aprovado algum plano emergencial, o Governo Federal deverá fazer aportes em torno de 50 milhões, o que evitará a liquidação do Portus em julho próximo, dando sobrevida ao plano por mais 12 meses, permitindo que as partes encontrem uma solução definitiva para o problema.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

antonio carlos paes alves
Data: 18/06/2019 - 10h46
Se o governo não solucionar satisfatoriamente a questão só nos restará a Justiça. O presidente da CODESP já confessou o calote da patrocinadora, então fica mais fácil obter uma liminar obrigando-a a assumir as aposentadorias.


Compartilhe



Voltar