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Santista com muito orgulho

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio


 
Designada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, no último dia 31 de outubro, horas após o ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, ser exonerado do posto depois de preso pela Polícia Federal na Operação Tritão, que investiga suposta ação de uma organização criminal na empresa, a nomeação de Luiz Fernando Garcia para o cargo máximo da estatal que administra o Porto de Santos segue gerando dúvidas e discussões no segmento portuário.
 
O motivo da controvérsia verificada não apenas no âmbito interno da docas paulista, mas principalmente na beira do cais entre os trabalhadores portuários, representantes das empresas de navegação, operadores portuários, despachantes, transportadores, sindicatos, políticos e sociedade como um todo está no simples fato de Garcia ser um legítimo cidadão santista. 
 
Tamanha incredulidade navega no triste histórico de apadrinhamentos que inundam os porões da companhia após a mudança de empresa privada para pública, ocorrida em 1980, cuja conversão, lamentavelmente, acabou resultando na passagem de dezenas de presidentes da Codesp vindos do Oiapoque ao Chuí, vários deles sem jamais terem visto um complexo portuário em suas trajetórias de nômades profissionais político partidários.
 
A grande maioria desses mandatários apaniguados não deixou saudades e há tempos caiu no esquecimento da comunidade portuária, não por serem oriundos de outras plagas, mas sim por demonstrarem em suas pífias gestões que não reuniam o mínimo preparo, conhecimento ou qualificação profissional para assumir o principal cargo da maior e mais importante administradora portuária estatal do país, adernada quase sempre num mar de sucessivos retrocessos administrativos.
 
Com raras exceções, tem sido assim há quase quatro décadas desde que a extinta Companhia Docas de Santos (CDS) saiu das mãos das famílias Guinle e Gaffrée para ser transformada na atual Codesp, berço mais que seguro para a atracação da gafanhotagem.
 
Passados quatro anos e seis meses que o engenheiro Renato Ferreira Barco deixou o posto, (agosto de 2012 - abril de 2014) outro santista "da gema" volta a ocupar o cargo máximo da empresa responsável pela administração do maior porto da América Latina.
 
"Em meio a tantos equívocos creio que o alto escalão do Governo Federal desta vez acertou, não apenas por se tratar de um filho da terra fundada por Brás Cubas, mas sobretudo porque estamos falando de um profissional com extremo conhecimento da matéria, no caso a questão portuária, com destaque para os pontuais problemas que há tempos vem obstaculizando o progresso e desenvolvimento do Porto de Santos", afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos.
 
Na avaliação do dirigente, o novo presidente da Codesp vem demonstrando reunir qualidades e capacitação profissional mais que suficientes para permanecer no topo hierárquico da estatal. "Apesar do pouco tempo no cargo já demostrou que está anos luz à frente de muitos outros que vi sentarem na mesma cadeira, e nesse sentido suas qualidades como gestor poderão contribuir significativamente para a empresa e seus empregados, operadores e terminais especializados, exportadores e importadores, empresas de transportes, indústrias e demais agentes que interagem com o nosso porto, ou seja, para alavancar o seguimento portuário local como um todo."
 
O sindicalista revelou toda sua torcida pela permanência de Garcia no posto após o presidente eleito, Jair Bolsonaro, tomar posse no dia 1º de janeiro de 2019. "A exemplo do que infelizmente acontece em qualquer empresa pública, a possibilidade de mudança nos principais escalões da Codesp sempre existiu, todavia, no que depender dos trabalhadores ligados ao Sindaport ele permanecerá no comando da companhia, mesmo sendo torcedor do Santos", concluiu Cirino.
 
Confira o currículo do presidente da Codesp, Luiz Fernando Garcia da Silva, casado, 34 anos, natural de Santos.
 
✓ Carreira desenvolvida nas áreas Financeira e Infraestrutura, com relacionamento direto junto a grandes empresas nacionais e multinacionais de grande porte, participando diretamente no planejamento e gerenciamento de projetos portuários.
 
✓ Atuação intensa nas esferas da Administração Pública Federal e Estadual.
 
✓ Elaboração e planejamento de orçamentos anuais, administração de fluxo de caixa, gestão de carteiras de investimento e análise de custos e despesas com projetos.
 
✓ Elaboração e Gestão de Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para implantação de projetos de grande porte.
 
✓ Atuação na Gestão dos Contratos de Arrendamento dos portos públicos brasileiros.
 
✓ Atuação destacada no planejamento dos projetos portuários que serão licitados pelo Governo Federal.
 
✓ Coordenação de contratos da iniciativa privada com órgãos públicos e atuação em licitações. Membro efetivo da Comissão de Licitação por 03 anos consecutivos.
 
✓ Responsável pelas mais variadas análises econômicas e financeiras de diversos processos. (judicial, projetos, licitações, reequilíbrio econômico-financeiros).
 
Experiência Profissional
 
11/2018 - Atual - Diretor-Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
 
01/2017 - 10/2018 - Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - Assessor Especial do ministro.
 
✓ Coordenador do Grupo de Trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos/SP;
 
✓ Integrante do Grupo de Trabalho instituído com o objetivo de desburocratização e simplificação da legislação portuária, que culminou com o Decreto n. 9.048/17;
 
✓ Assessorar o ministro para o tema portos.
 
05/2016 - 04/2017 - Presidente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).
 
07/2015 - 01/2017 - Secretaria de Portos / Secretaria de Políticas Portuárias
 
✓ Secretário de Políticas Portuárias (2016/2017)
 
✓ Diretor de Informações Portuárias (2015)
 
✓ Coordenador Geral de Modelagem e Outorgas (2015)
 
✓ Gerenciamento dos projetos de concessões portuárias (processos de reequilíbrio, renovação antecipada de contrato, licitação das áreas portuárias);
 
✓ Gerenciamento do planejamento dos portos brasileiros;
 
✓ Gerenciamento das autorizações para implantarão de portos privados;
 
✓ Presidente da Comissão que analisou os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos portos de São Francisco do Sul/SC e Rio de Janeiro/RJ.
 
05/2009 - 06/2015 - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA - Empresa Pública Estadual do segmento portuário
 
✓ Chefe do Departamento Financeiro - Núcleo de Arrendamentos
 
08/2004 - 05/2009 - Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - Secretaria do Estado do Paraná
 
✓ Chefe do Grupo de Planejamento Setorial 
 
Formação Acadêmica
Graduação em Economia - Universidade Federal do Paraná – UFPR
 
Idiomas
Inglês


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Comentários (1)

antonio carlos paes alves
Data: 11/12/2018 - 09h44
Se nós, portuários, resistirmos às nomeações políticas certamente o governo cuidaria de indicar pessoas dignas, de reputação ilibada e que defendam os interesses do porto, da CODESP e da comunidade, mas, com raríssimas exceções isso não acontece, já que preferimos esmolar ao invés de exigir.


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