Notícias

Portuários vão elaborar nota de repúdio à CNI

Fonte: AssCom Sindaport / Gisele de Oliveira
 
Trabalhadores vão elaborar nota de repúdio às propostas da CNI para o setor portuário

 
Reunidos na sede do SINDAPORT na manhã desta terça-feira, representantes de sindicatos portuários de Santos deliberaram por uma nota de repúdio à Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês passado, a entidade patronal lançou o estudo “Sistema Portuário: avanços, problemas e agenda”.
 
“O documento cita como prioridade a privatização das companhias docas, dos serviços de dragagem e a flexibilização do trabalho no porto organizado. Não podemos assistir a isso calados, os trabalhadores portuários estão unidos e mobilizados para defender nossos direitos e conquistas”, esclareceu Everandy Cirino dos Santos, presidente do SINDAPORT.
 
Ele ressaltou que os trabalhadores não vão permitir mais uma vez investidas da classe patronal no desmonte do setor portuário. “Infelizmente, para a classe patronal, tudo se resume à privatização. Até hoje, todas as leis de modernização dos portos só serviram para entregar o setor portuário para os empresários. Somente as Companhias Docas continuam sendo estatais do Governo, porém,, não sabemos até quando. O desmonte das companhias docas, a perda de poder como Autoridades Portuárias Públicas e as indicações políticas só servem para enfraquecer o setor e entregá-lo de bandeja aos empresários”, afirmou.
 
Acesso o resumo do estudo da CNI que aborda os problemas e “soluções” para o setor portuário: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/b1/0a/b10ad222-bf7c-49
ac-a515-7a32f15c47b7/21_-_sistema_portuario_resumo.pdf
 
Eleição presidencial
 
Os representantes dos sindicatos portuários de Santos também discutiram sobre as propostas que serão entregues aos candidatos à presidência da República, que estiverem no segundo turno eleitoral. “Nossas propostas vão abordar a obrigatoriedade na requisição dos trabalhadores portuários avulsos por meio dos Ogmos, dentro do porto organizado, e pelos sindicatos, quando os terminais estiverem fora do porto organizado. Continuidade das Administrações Portuários como empresas públicas e do serviço de dragagem sob responsabilidade do Governo.
 
“Há mais de 20 anos, assistimos o setor portuário sendo entregue à privatização. E o que vemos hoje são denúncias de fraudes. O aumento da movimentação e de investimentos pomposos ocorreu em troca de caixa 2. Não podemos permitir que isso continue acontecendo e que mais investidas da classe patronal sejam realizadas”.
 
Participaram da reunião, representantes de todos os sindicatos portuários, bem como dos Arrumadores e Movimentadores de Mercadorias e o Sindicato dos Estivadores de Manaus. “Agradecemos a nobre presença do presidente da estiva de Manaus, Ivo Alves do Nascimento”, salientou Everandy Cirino.
 
CAP
 
Os portuários também definiram os nomes dos representantes dos trabalhadores no CAP – Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos:

ESTIVA
Titular: Sandro Olímpio da Silva
Suplente: Josué Sampaio 

SINTRAPORT
Titular: Robson Gama dos Santos
Suplente: Claudiomiro Machado

SINDAPORT
Titular: João de Andrade Marques
Suplente: Guilherme do Amaral Távora
 

  • 01
  • 01
  • 01
  • 01
  • 01
  • 01
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar