Vagner participa do 5º Congresso Mundial da UNI Global Union, em Liverpool

Fonte: CUT

Mais de 2.500 sindicalistas de 110 países participam do Congresso, que terá a participação de oradores como Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista Britânico e da ex-presidenta Dilma

O presidente da CUT, Vagner Freitas, fará uma palestra nesta quarta-feira (20), no 5º Congresso Mundial da UNI Global Union, que teve início no último sábado (17), em Liverpool, e tem como lema ‘Tornar Possível!’.

Participam do Congresso, que terá a participação de oradores como Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista Britânico; o reverendo William Barber II; Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil; e o Frances O ' Grady, Secretário Geral da Confederação Sindical Internacional, 2.500 sindicalistas de todo o mundo.

A UNI trabalhou durante quatro anos com seus afiliados do Reino Unido para preparar esta que é a maior reunião do sindicato em 2018. O congresso reunirá líderes sindicais de mais de 110 países.

2018 é um ano de vitórias, 150 anos da fundação da Confederação Sindical Internacional Britânica, 100 anos de eleições no Reino Unido e do nascimento de Nelson Mandela, 10 anos, que Liverpool se tornou a capital da cultura da Europa, 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos Pelas Nações Unidas. Em 2018, também é comemorado os 18 anos da criação da UNI.

"Juntos nos atrevemos a sonhar e transformamos a UNI em uma organização que inspira os outros", expressou Philip Jennings, Secretário Geral da UNI.

"18 anos depois, crescemos imensamente no movimento sindical, mas os nossos valores permanecem os mesmos, dar aos trabalhadores e trabalhadoras um lugar na mesa de negociação, mudar as regras, quebrar barreiras e tornar isso possível."

“O Congresso Mundial da UNI Global Union tornará isso possível”, afirma o dirigente. “Realizaremos um Congresso que motive, estimule e demonstre nossa determinação de crescer, aumentar nossos sindicatos e abrir nosso caminho entre os trabalhadores”.

Quem é a UNI Global

A UNI Global Union, com sede em Nyon, na Suíça, representa mais de 20 milhões de trabalhadores de mais de 900 sindicatos no setor de habilidades e serviços que é o que mais cresce no mundo. Estima-se que o setor gere 90% dos novos empregos na próxima década.

Segundo o site da entidade, “a UNI e suas afiliadas em todas as regiões são movidas pelo dever de garantir que essas posições sejam dignas e que os direitos dos trabalhadores sejam protegidos, incluindo o direito de sindicalização e negociação coletiva”.

Através de seus sindicatos setoriais globais, a UNI representa os trabalhadores nos setores comerciais; esportes; finanças; gráficos e embalagens; informação, comunicação, tecnologia e serviços para empresas, jogos de azar; limpeza e segurança; mídia, entretenimento e artes; cabeleireiro e estética; postal e logística, seguro social, trabalho temporário e turismo, assim como profissionais e quadros, mulheres e jovens.

A estratégia da UNI é mudar as regras do jogo no mercado de trabalho mundial e garantir justiça e igualdade para os trabalhadores. Juntamente com suas afiliadas, a UNI trabalha para organizar a força de trabalho do setor de serviços global em tempos de precariedade inédita de trabalho e registro de desemprego juvenil.