63% dos reajustes salariais em 2017 tiveram ganhos reais, diz Dieese

Mais da metade dos reajustes superiores à inflação tiveram ganhos de até 0,5%.

Cerca de 63% dos reajustes salariais foram corrigidos acima da inflação oficial em 2017. Os dados do Departamento Intersindical Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados nesta terça-feira (12), consideram o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

O dado sugere uma ligeira melhora no quadro das negociações salariais em relação aos dois anos anteriores, marcados por grave recessão econômica. Em 2016, o reajuste médio dos salários perdeu 0,52% para a inflação em 2016.

Mais da metade dos reajustes superiores à inflação (216 em 407) registraram ganhos de até 0,5%, e quase 80% (319 em 407), de até 1%.

O estudo analisou os reajustes salariais de 643 unidades de negociação de trabalhadores na indústria, comércio e serviços, tanto no setor privado, como em empresas estatais, em todo o território nacional.