Notícias

Portuários passam calor em postos da Codesp

Fonte: AssCom Sindaport / Gisele de Oliveira

 
O SINDAPORT encaminhou ofícios para a direção da Codesp solicitando que seja providenciada, com a máxima urgência, a manutenção nos aparelhos de ar condicionado de todas as chefias das UFO’S.
 
Os documentos foram endereçados ao diretor de Operações Logísticas Carlos Henrique de Oliveira Poço, ao superintendente de Operações Portuárias da Codesp Osvaldo Freitas Vale Barbosa e para o Gerente de Fiscalização de Operações Álvaro Clemente de Souza Neto.
 
Segundo os trabalhadores, o calor dos últimos dias tem tornado insuportável o trabalho nos postos de fiscalização. "De acordo com as normas previstas na CLT, a temperatura nos ambientes de trabalho ou industriais deve se manter entre 20 e 23º. Ultrapassando este limite você coloca a saúde de seus funcionários em risco, sem falar que a produtividade também cai", ressalta o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos. 
 
Os documentos também enfatizam que as consequências da exposição ao calor podem causar sérios danos ao trabalhador a longo prazo, como, por exemplo, a perda exagerada de água que causa envelhecimento precoce do organismo. Os efeitos na saúde mental também são inúmeros, o calor pode causar irritabilidade, ansiedade, fraqueza, dificuldade em manter atenção e depressão, se a exposição à alta temperatura ocorrer por tempo prolongado. 
 
Sempre que chega o verão, infelizmente, o SINDAPORT tem que lembrar a Companhia Docas sobre a importância e necessidade da manutenção dos aparelhos de ar condicionado. Em janeiro de 2015 o SINDAPORT encaminhou ofício para a então diretoria da Codesp cobrando a instalação desses equipamentos em alguns postos da Gport e a manutenção dos aparelhos em outros. Em fevereiro de 2016 um novo expediente foi enviado. Agora, um novo documento foi apresentado à direção da Codesp. Esperamos que a estatal portuária atenda o pleito dos trabalhadores o mais rápido possível. 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar