Mais de 700 kg de cocaína são apreendidos e 8 pessoas são presas no Porto de Santos, SP

Fonte: A Tribuna On-line

Entre os detidos, estão sete estivadores, que estavam com tabletes de cocaína fixados ao corpo. Carregamentos da droga tinham como destino a Europa.

Sete estivadores e um caminhoneiro foram presos em um terminal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, acusados de tráfico internacional de drogas. Ao todo, 722 quilos de cocaína foram apreendidos na madrugada desta quarta-feira (26) durante duas ações que envolveram equipes da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Civil.

Os trabalhadores portuários foram presos ao serem flagrados embarcando 32 quilos do entorpecente em um navio atracado no cais, com destino a Espanha, na Europa. Segundo a delegada Patrícia Tonelli, da Polícia Federal, o grupo estava trabalhando na operação do cargueiro e, com eles, foram encontrados 29 tabletes de cocaína.

Cada um transportava, aproximadamente, 4 quilos de droga e receberia R$ 2 mil pelo serviço. Segundo a delegada, eles prenderam os tabletes ao corpo com um colete para despistar a atenção da fiscalização. Assim que descobertos pelos agentes federais e alfandegários, não apresentaram resistência e assumiram a tentativa de embarque ilegal.

Ainda de acordo com as autoridades federais, trata-se de uma nova modalidade de narcotráfico encontrada no cais santista. Até então, os registros se limitavam aos içamentos da droga aos cargueiros, a partir de pequenas embarcações, e também, dos flagrantes dentro dos contêineres, que são abertos ilegalmente pelos criminosos.

Mais cocaína

Ao final da madrugada, as equipes localizaram mais 690 quilos de cocaína, deste vez escondidos em um contêiner, no mesmo terminal, na Margem Direita, em Santos. O carregamento, com carga de açúcar, já era acompanhado por investigadores da Polícia Civil e, ao entrar na área do Porto de Santos, foi vistoriado pela Receita Federal.

Ao localizarem a droga, armazenada em engradados, o caminhoneiro responsável pelo transporte do contêiner também foi preso em flagrante por narcotráfico. Ele estava com uma carteira de habilitação falsa. Segundo a polícia, caso fosse embarcada em um navio, a caixa metálica seria enviada até o Porto de Antuérpia, na Bélgica, na Europa.

Investigações distintas foram abertas para apurar outros envolvidos nas duas ocorrências, assim como a real procedência do entorpecente. Procurado para comentar o caso, o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva, disse estar ciente do ocorrido, mas não informou outros detalhes.

Balanço

Esta foi a 13ª grande apreensão realizada este ano no cais santista, que agora totaliza 6.168 quilos da cocaína apreendida por equipes federais. Ao longo de 2016, foram 22 flagrantes feitos no cais, que totalizaram 10.622 quilos do entorpecente localizado e apreendido nas duas margens.

A última apreensão ocorreu na quarta-feira (19). Mais 503 quilos da droga foram interceptados em um contêiner. A preensão ocorreu a menos de 24 horas de uma outra, que resultou na localização de 212 quilos, também de cocaína. Ambos carregamentos tinham como destino a Europa.