Portuários reelegem Everandy Cirino para mais um mandato

Fonte: AssCom Sindaport / Gisele de Oliveira

O presidente do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária), Everandy Cirino dos Santos, foi reeleito na noite desta quarta-feira para o quinto mandato à frente da entidade portuária. Dos 2.158 associados com direito a voto, 826 foram às urnas durante os dois dias de eleição. Apenas uma chapa concorreu ao pleito, o que na opinião do sindicalista demonstra a confiança da categoria no trabalho realizado mas, também, proporciona um pouco de acomodação na hora do voto. “Por ser apenas uma chapa na disputa, muitos associados não votaram porque acham que estava tudo no papo, mas não é bem assim. Apesar desse pensamento, precisamos de quórum para que a eleição seja válida”, explica o sindicalista.

A eleição ocorreu nos dias 21 e 22 de março, sendo que 16 urnas foram distribuídas entre a sede do SINDICATO, o prédio da presidência da Codesp, o prédio de Operações e o Centro de treinamento da Companhia, na base 4 da Guarda Portuária, no administrativo da Alemoa, na usina hidrelétrica de Itatinga, na hidrovia Corumbá e na Companhia Docas de São Sebastião.

Entre os desafios para os próximos quatro anos no comando de um dos maiores sindicatos portuários do país, Everandy Cirino destaca a defesa dos direitos dos trabalhadores portuários. “A aprovação do projeto que permite a terceirização na atividade-fim, as reformas da Previdência e Trabalhista são uma ameaça ao trabalhador”, afirma.

A luta contra as demissões na Codesp, que estão ocorrendo desde o início deste ano, a continuidade do Portus, fundo de pensão dos empregados das Companhias Docas e o árduo trabalho para impedir a privatização das Administradoras Portuárias também estão entre as bandeiras para a próxima gestão.

Everandy Cirino também é vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários. Ele ficará no comando do SINDAPORT até 2021.

Apuração

A apuração dos votos ocorreu na sede do SINDAPORT na Vila Mathias e contou com a participação de vários dirigentes sindicais, entre eles os presidentes, do Sintraport, Claudiomiro Machado, do Sintracomos, Macaé Marcos Brás de Oliveira, dos Químicos, Herberto Passos Filho, e dos Consertadores de Carga e Descarga, Adilson de Souza.

Confira as fotos da apuração

Eduardo Guterra
Data: 24/03/2017 - 10h30
Parabenizamos a Diretoria reeleita na pessoa do Compaheiro Cirino.
Desejamos muito sucesso neste novo Mandato.
Sds Portuárias
Eduardo Guterra