Avançam tratativas sobre a Base 4 da GPort

Fonte: Sindaport / A Diretoria

As reuniões entre diretores deste Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) com o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, para as tratativas referentes a Base 4 da Guarda Portuária, na margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, vêm apresentando resultados positivos.

Conforme conversas iniciadas nos dias 18 e 19/08/2016, inclusive com ofício encaminhado pelo Sindaport (P.267/2016) onde solicita providências e urgentes melhorias no setor, as reivindicações estão sendo atendidas pela da Codesp. Para quem não conhece o assunto, vale lembrar que por mais de dois anos a direção da empresa estuda a mudança da Base 4 daquele local, solicitada pelo Sindaport por diversas vezes ao longo desse período.

Além da possível mudança da Base 4 para outro local, ainda a ser definido pela diretoria da Autoridade Portuária, existe também no Plano de Segurança da Codesp um projeto que prevê a construção da Base 5 da Guarda Portuária, também na Margem Esquerda do complexo santista, mais precisamente na Ilha Barnabé.

Outras necessidades, além das mencionadas no ofício P.267/16, precisam ser analisadas rapidamente para melhorar as condições de serviço na Base 4, tais como a entrada e saída  de veículos  e funcionários da Codesp pelo acesso da empresa Santos Brasil, considerando que as disponíveis pelo lado da Rua da Feira do Rolo estão com orientação para não serem usadas.

Ocorrência

A equipe de manutenção acionada no dia 24/08/2016 demorou aproximadamente quarenta minutos no gate da Santos Brasil e não foi liberada pela segurança da arrendatária, atrasando os serviços. O impasse foi solucionado com a liberação da equipe sob escolta da GPORT cujo acesso foi possível através da Rua da Feira do Rolo.

Também lembramos que o relógio que fica dentro da Base 4 e os guardas portuários e funcionários que lá trabalham devem ter seus pontos justificados e abonados caso ocorra esse tipo de problema.

Ainda faltam muitos reparos e vamos continuar levando ao conhecimento da direção da Codesp o que precisar para que tudo seja feito. Toda a categoria já não aguenta mais o descaso por não ter o mínimo necessário para manter a boa execução dos serviços e a segurança no local.

Nesse sentido, agradecemos a especial intervenção do presidente Alex Oliva que prontamente assumiu o compromisso de voltar toda a sua atenção, objetivando a realização dos serviços necessários. No ensejo, cabe também o registro de reconhecimento ao diretor Pádua Andrade, que ao tomar conhecimento da urgência do tema, através do ofício e do site do Sindaport, de imediato disponibilizou toda a sua equipe para iniciar os serviços.