Penin assume diretoria da Rumo

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

Foi com grande satisfação que a diretoria do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) recebeu a informação de que o  ex-secretário executivo da Secretaria de Portos (SEP), Guilherme Penin, assumirá o importante cargo de diretor para assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo – ALL, braço logístico do Grupo Cosan.

Depois de se destacar no cenário portuário na qualidade de homem forte da pasta que acaba de ser incorporada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o executivo aceitou o convite feito pelo alto escalão da empresa.

A contratação de Penin faz parte de um ambicioso projeto da Rumo, que prevê a renovação do contrato da malha ferroviária paulista, cuja concessão vence em 2028. Para a renovação do contrato estão previstos investimentos de R$ 5 bilhões para a construção de pátios, duplicações, contornos e travessias urbanas, mediante a possibilidade de prorrogação da concessão por um prazo ainda indefinido, mas que poderá chegar a 30 anos.

A malha paulista da Rumo é estratégica, porque se estende do Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, até o Porto de Santos, principal saída do produto agrícola do país. "Mais do que qualquer um, Penin é profundo conhecedor do ciclo produtivo no mercado de commodities e principalmente dos atalhos logísticos que direcionam o escoamento das safras pelos complexos portuários, com destaque para o de Santos", afirmou o presidente do Sindaport, Everany Cirino dos Santos.

A empresa de logística, que voltou aos trilhos depois que a fusão com ALL foi aprovada, em fevereiro de 2015, vem priorizando a melhoria e a extensão das ferrovias com o objetivo de agilizar o tempo de carga e descarga dos trens "Os desafios dele são muitos e tenho absoluta certeza de que não só a Rumo, mas todo o segmento ganhará muito com seu conhecimento, dedicação, competência e rara habilidade", concluiu o sindicalista, desejando sucesso a Penin.