Sindaport agradece

Fonte: Sindaport / A Diretoria

O SINDAPORT tem como papel principal lutar pelos interesses da categoria, de forma que as tratativas de negociação realizadas na SEP fizeram parte de sua obrigação como entidade de classe.

Assim, não podemos deixar de reconhecer que parte da vitória alcançada para a categoria se deu pelo esforço e empenho de algumas pessoas que, de maneira receptiva, ouviram as propostas que lhes foram levadas e trabalharam para atingir ao mesmo fim.

São eles:

Edinho Araújo – ex-ministro chefe da SEP;

Guilherme Penin Santos de Lima – ex-secretário executivo da SEP;

Jean Paulo Castro e Silva – ex-assessor especial para assuntos portuários na SEP e ex-presidente do CAP;

Há que se falar, ainda, de Murilo Francisco Barella, diretor do DEST – Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, que aprovou a vigência do ACT por dois anos, aplicando o índice de 8,47%, incidentes sobre os salários devidos em maio de 2015 e deixando consignada a recomposição para as cláusulas econômicas.

Recentemente, concretizamos como índice de reposição salarial 7,18% a partir de 01/06/2016 que somados aos 2% já concedidos em janeiro, totalizam 9,32%.

Também não podemos deixar de reconhecer o mérito do departamento de recursos humanos da empresa que defendeu como direito dos empregados o cumprimento do que foi acordado em ACT, fazendo jus a recomposição salarial.

Todos os Portos do Brasil obtiveram o aval do DEST para o cumprimento das cláusulas do ACT em 2015 embora o presidente da CODESP insista em alardear que a recomposição foi “ato de bondade de sua parte”.