Campanha Salarial 2016: Codesp oferece 9,32 % - índice da inflação do período

Fonte: Sindaport / A Diretoria

Na manhã desta terça-feira, dia 28, às 10h00, a Codesp reunida com todos os Sindicatos representantes de trabalhadores, fez uma proposta oficial para fechamento da Campanha Salarial 2016.

A proposta apresentada foi o índice de inflação do período pelo IPCA, de 9,32 %, ou seja, como já vínhamos recebendo 2 % desde 1º de janeiro de 2016, sobre os salários de 31 de maio, deverá ser aplicado o índice de 7,18 %. Perfazendo um sobre o outro, o índice completo de 9,32 %.

O índice de 7,18 % aplicados a partir de 1º de junho sobre os salários de maio, também extensivo às demais cláusulas econômicas, já poderão ser pagos a partir do próximo pagamento, se for aprovado na assembleia desta terça-feira, dia 28 de junho, a partir das 20h00, no Sindaport.

Devemos lembrar que, quando ao final de março, fizemos assembleia e encaminhamos proposta para a Empresa, salientamos que haveria duas formas de negociação para essa nossa Campanha Salarial.

O nosso atual Acordo Coletivo assinado tem validade por dois anos e vai de 1º de junho de 2015 até 31 de maio de 2017.

A Codesp poderia, se recebesse autorização superior de Brasília, negociar com os Sindicatos outros itens da pauta, devendo então, se aprovado, fazer um adendo junto ao Ministério do Trabalho dentro do atual Acordo Coletivo assinado.

No entanto, se a Empresa oferecesse um índice de inflação, conforme prevê cláusula especifica de nosso Acordo Coletivo, estaria cumprindo não só o que determina a lei, como respeitando nosso Acordo Coletivo assinado.

Diante dos fatos, políticos e econômicos, pelo que passa o País, entendemos ser uma proposta bastante razoável, para ser apresentada e analisada pela categoria na assembleia de hoje, terça-feira, a partir da 20h00.

Venha e participe da assembleia. Não deixe que outros decidam por você.