SINDAPORT cobra Codesp sobre negociação da Campanha Salarial 2016

Fonte: AssCom Sindaport / Gisele de Oliveira

Categoria não descarta ingresso de dissídio coletivo de greve

Mais uma vez, o SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária) está cobrando da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) uma resposta sobre a Campanha Salarial dos empregados da estatal portuária.

Ofício com as reivindicações da categoria já foi enviado à Companhia logo após a realização da assembleia, promovida em 29 de março. Mas, até agora, nenhuma reunião entre representantes do SINDAPORT e da Codesp ocorreu. A data base dos empregados da empresa é 1° de junho.

“Reiterei mais uma vez ao superintendente de Recursos Humanos da Codesp, Pedro Waller, sobre a necessidade de uma agenda de reuniões para o início das negociações da Campanha Salarial 2016. Nossos associados já deliberaram em assembleia a data de 29 de junho como prazo final para o fim das negociações. Caso contrário, ingressaremos com o dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho”, enfatiza o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.

O dirigente sindical explica que caso a Codesp não acene com nenhum tipo de negociação neste período, a categoria será chamada para que o SINDICATO seja autorizado a ingressar com dissídio coletivo de greve, trâmite bem mais rápido do que somente a instauração de dissídio coletivo.

Embora o acordo coletivo dos empregados da Codesp seja válido de junho de 2015 a maio de 2017, consta na negociação que as cláusulas econômicas devem ser discutidas também em 2016. Conforme acordo firmado no ano passado, os portuários já receberam em janeiro deste ano 2% de aumento salarial como antecipação.

SEP

No início de abril, após a aprovação pela categoria da pauta de reivindicações, o SINDAPORT encaminhou ofícios à Secretaria Especial de Portos e à Codesp sobre os pleitos dos trabalhadores.

Na semana passada, o SINDICATO recebeu despacho do chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Portos, Marcos Mesquita Mendes, informando sobre manifestação técnica do Departamento de Gestão e Logística Portuária. No documento, assinado pelo coordenador geral do órgão, José Alfredo de Albuquerque e Silva, é citado o seguinte:

2 – Normalmente, a minuta de ACT e possíveis ajustes são recebidos para a análise e pronunciamento por este Ministério Supervisor somente depois de discutidos e acordados entre as partes (CODESP e Sindicato), o que não se configura neste caso.

3 – Entretanto, um dos objetivos deste DGLP para o ano de 2016 é a elaboração de um ACT Padrão a todas as Companhias Docas e este pedido de ajustes poderá ser utilizado com insumo.

O SINDAPORT discorda da manifestação técnica emitida pelo Departamento de Gestão e Logística Portuária, da SEP, uma vez que existem sindicatos que ainda não encaminharam a pauta de reivindicações e há também outros portos que ainda não assinaram o acordo coletivo por conta de pendências referentes ao ano passado. “Não iremos aguardar a regularização dessas pendências para iniciar as negociações salariais com a Codesp. Vamos seguir a deliberação da assembleia e se a Codesp realmente não abrir a negociação não nos restará outra alternativa. Vamos  ingressar com dissídio coletivo de greve”.

Reivindicações

1 - Reajuste salarial de 9,76 % (IPC–FIPE), extensivo as demais cláusulas econômicas
2 - Aumento real de 5%
3 - Adicional de turno
4 - Hora de antecipação
5- Opção por vale-transporte ou vale-combustível
6 - Revisão do Plano de Cargos e Salários
7 - Atestado médico de acompanhante
8 - Plano de incentivo e desligamento voluntário.
9 - Aprimoramento funcional - 10 dias com mais flexibilidade
10 - Reflexo do PECS na complementação de aposentadoria
11 - Folgas aos finais de semana - um por mês para os trabalhadores que atuam em turno ininterrupto
12 - Reembolso para plano de saúde particular no mesmo valor do plano de Codesp