Mais do mesmo na Codesp

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

A simples convocação de mais uma reunião extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Consad) colocou em polvorosa os gabinetes, salas e corredores do antigo e lendário edifício José Armando Pereira (Tráfego), e principalmente da Presidência da estatal portuária, na Avenida Rodrigues Alves s/nº.

Prevista para ser realizada na próxima segunda-feira (9), a reunião terá como pauta a nomeação do novo presidente do órgão que substituirá o demissionário Luiz Otávio Oliveira Campos. No cargo desde outubro de 2015, ele solicitou seu desligamento no último dia 22, data em que também pediu exoneração da Secretaria de Portos (SEP), onde ocupava o cargo de secretário-executivo.

Num ato de absoluta coerência e fidelidade pouco vista nas indicações político partidárias, com destaque na própria Codesp onde os afilhados se perpetuam nos cargos, Luiz Otávio anunciou sua saída da SEP e do Consad uma semana após seu padrinho, o ex-ministro dos Portos Helder Barbalho, entregar sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff.

Além disso, a pauta do encontro prevê a substituição de diretores da Autoridade Portuária de Santos, fato que vem gerando todo tipo de especulação em torno dos possíveis nomes, partidos e etc. Nesse sentido, a fila para os banheiros da empresa cresce a cada dia que passa e proporcionalmente ao tamanho da preocupação que só aumenta com a inevitável perda das vantajosas "boquinhas" na mamãe Codesp.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, as mudanças já eram esperadas em razão do momento político do País. "Considerando que a empresa se transformou ao longo dos anos em porto seguro para a afilhadagem política, as constantes trocas fazem parte de um processo natural assim como corriqueira se tornou a descontinuidade administrativa no maior e mais importante porto do País".

Everandy Cirino acredita que a alteração prevista para ocorrer no primeiro escalão da Codesp será significativa. "Não dá para cravar que a troca será de 100%, mas certamente atingirá mais de um diretor, até porque a convocação da reunião aborda a questão no plural e não no singular", salientou o atento dirigente sindical.

Ele avalia que as mudanças vão além da nomeação do novo diretor de Administração e Finanças em substituição a Celino Ferreira da Fonseca, exonerado recentemente. Celino assumiu o cargo juntamente com Alex Botelho de Oliva, ambos com as bênçãos do paraense Helder Barbalho. Na mesma "lingada" desembarcou na Codesp o  engenheiro Antônio de Pádua de Deus, oriundo da Viação e Obras Públicas de Marabá, no Pará.

Pádua, aliás, ganhou a simpatia e o respeito dos portuários santistas. "A despeito de qualquer designação política, é aberto ao diálogo com os trabalhadores, trouxe na bagagem rara capacidade de gestão e vem demonstrando extrema competência para ditar os destinos da diretoria de Infraestrutura, acumulando, inclusive, o cargo de diretor de Administração e Finanças, e se sair será uma grande perda para a Codesp", disse o vice-presidente do Sindaport, João de Andrade Marques.

As destituições e nomeações previstas para a reunião do Consad da próxima segunda poderão se tornar as mais curtas da história da estatal diante da grande possibilidade de afastamento da presidente Dilma Rousseff, que deverá ocorrer 48 horas após a votação na Comissão Especial de Impeachment no Senado.

Neste caso, segundo antecipou a mandatária, se o impedimento temporário de 180 dias for aprovado o Diário Oficial da União estará publicando, no dia seguinte (12), a exoneração de todos os ministros, secretários executivos e demais cargos utilizados como moeda de troca pelo Governo, entre eles os da direção, conselho, superintendências, gerencias e outros da Codesp.

A lamentar, portanto, é que não há nenhuma perspectiva de mudanças diante de um provável novo Governo que já acena com mais do mesmo na política de distribuição dos cargos públicos, sobretudo os sempre polpudos e disponíveis da Codesp. A moeda apenas virou de lado.