Gafanhotos começam a ser defenestrados da Codesp

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

Seguindo os passos de seu superior hierárquico e ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (25) o novo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Botelho de Oliva, lançou mão do poderoso inseticida RODOX e deu início ao tão aguardado processo de desmobilização do Programa Desemprego Zero para a Camaradagem (PDZC), vigente na estatal portuária há alguns anos.

Utilizando o modelo mais letal do produto fabricado pela multinacional Rhodia, o de rótulo preto, Botelho defenestrou numa borrifada só nada menos do que cinco gafanhotos que habitavam as dependências da Rodrigues Alves s/nº, ocupando os chamados cargos comissionados e contraindo salários mais polpudos possíveis, além de mordomias e vantagens.

Nessa primeira pulverização, o atual mandatário da Codesp mandou para bem longe cinco afilhados políticos partidários remanescentes de padrinhos que há tempos também se foram (se é que um dia vieram) e por tal deixaram de ter qualquer ligação com a empresa (se é que um dia efetivamente tiveram).

Os desligamentos foram bem recebidos pela comunidade portuária e bastante comemorados por sindicalistas e empregados da estatal que, apesar de toda formação, acadêmica e profissional, experiência, preparo e outras qualificações, são obrigados a ceder seus postos de serviços para elementos alheios ao setor e comprovadamente sem qualquer conhecimento das atribuições conferidas à Codesp pela regulamentação portuária.

Quatro dos insetos eram da espécie "gafanhoto migratório" (nome científico: Locusta migratória), e a essa altura já devem estar procurando outras plantações, ou melhor, outras estatais, agências reguladoras, bancos federais, autarquias, secretarias, ministérios e etc.

Do tipo gafanhoto-soldado (nome científico: Chromacris speciosa), o quinto polífago atuava como sugere o próprio nome da espécie, obedecendo ordens diretas do ex-diretor de Administração e Finanças da Codesp, Alencar Severino da Costa. Mesmo sendo considerado o único prata da casa do grupo, sua estreita ligação com o dirigente exonerado teria pesado na decisão que culminou com seu voo de despedida. Boa sorte.

Restam ainda as seguintes espécies: gafanhoto argentino (Dichroplus maculipennis), gafanhoto coqueiro (Eutropidacris cristata), gafanhoto do campo (Chorthippus paralellus), gafanhoto do milho (Sphenarium purpurascens), gafanhoto gigante (Tropidacris dux), gafanhoto peregrino (Schistocerca peregrina) e gafanhoto verde (Tropidacris grandis), todas sob os olhos atentos do Sindicato dos Empregados na Administração (Sindaport), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e, ao que tudo indica, a partir de agora também do novo presidente da Codesp.