Gestão do novo ministro da SEP pode dar certo?

Fonte: Sindaport / A Diretoria

Após a divulgação do pacote fiscal do Governo Federal, com medidas amargas para a sociedade, o governo tenta mostrar que também fará sua parte no corte de gastos, fazendo uma mini reforma ministerial.

Na prática, com a redução dos Ministérios que foi anunciada, o corte de gastos no orçamento do governo será irrelevante. Ainda que não seja uma certeza, mas a mudança nos Ministérios é uma tentativa da Presidente Dilma, de reforçar sua base aliada no Congresso Nacional, evitando assim, a aprovação da chamada pauta bomba, e principalmente, evitar a instauração de processos de impeachment.

Sendo assim, já se pode dar como certa, que a gestão do novo ministro da SEP, Helder Barbalho, será um grande fracasso? NÃO.

Independente das motivações da presidente Dilma para a troca do ministro da SEP, o que vai definir o sucesso ou não de sua gestão será a postura do próprio ministro Hélder Barbalho.

Se o novo ministro quiser apenas fazer política partidária e pessoal, pensando exclusivamente nas eleições de 2016, certamente será mais um a passar pela SEP e fracassar, como muitos outros de seus antecessores.

Em nossa opinião, dentre todos os ministros que já passaram pela SEP, o único que teve o sucesso que se esperava dele, foi o primeiro, Pedro Brito. E por que?

Por ser o primeiro ministro da recém criada SEP, Pedro Brito teve a oportunidade de realmente começar do zero. Pôde montar sua equipe de trabalho na SEP e também, nomear as diretorias das Cias. Docas com pessoas de sua inteira confiança.

Todos vão se lembrar que, até em tom de brincadeira, muito se falava, que na SEP estava instalada a REPÚBLICA DO CEARÁ. Mas, o Ministro Pedro Brito não deixou a SEP e nem mesmo as Cias. Docas inchadas como estão agora. Os padrinhos contratam os afilhados que ficam por anos, mesmo depois que os padrinhos já foram embora.

Portanto, o novo ministro Helder Barbalho, antes de vir a público anunciar quais as suas prioridades de gestão, deveria se preocupar e muito, com a formação de sua equipe de confiança e diretorias das Cias. Docas, para não ser mais um a naufragar na SEP.

É o que inicialmente esperamos e cobraremos do novo ministro Helder Barbalho.

Como se diz na gíria, quando se compra ou vende uma chácara ou sítio, o ministro Helder deveria ter negociado sua ida pra SEP no modelo “porteira fechada” e não ao estilo, “casou com a viúva, assume os filhos”.