Notícias

Mais uma do Caputo na intranet - agradando ou não ele está divulgando

Fonte: Intranet Codesp



Novo organograma começa a funcionar a partir de 1º de setembro (hoje)

Pessoal, 
 
Dando sequência ao Projeto de Modernização da Gestão Portuária (PMGP), que inclui a nova estrutura organizacional da Codesp, teremos um importante evento na próxima terça feira, dia 1/9/2015: o início do funcionamento do novo organograma.
 
Conforme já divulgado anteriormente, o Conselho de Administração (Consad) aprovou, em 13 de Julho, a nova estrutura organizacional, até o nível de gerentes, autorizando, também, sua implantação imediata. Isso é possível, pois como a nova estrutura preserva a mesma quantidade e níveis salariais de superintendentes, gerentes, assessores e secretárias, não é necessária a aprovação dessa parte pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).  
 
Posteriormente, em 31 de Julho, o Consad aprovou a proposta completa da nova estrutura. Por envolver a criação dos novos cargos de supervisor, assistente sênior, assistente pleno e coordenador de VTMIS, a ativação desses cargos precisa da aprovação pelo Dest. 
 
No entanto, existe uma equivalência salarial entre os novos cargos e aqueles que serão extintos, conforme demonstrado a seguir:

chefe de serviço - remuneração igual a - supervisor
   
coordenador - remuneração igual a - assistente sênior
   
encarregado - remuneração igual a - assistente pleno 
Uma diferença que teremos na nova estrutura serão as quantidades, conforme a seguir;

Ao invés de 45 chefes de serviço teremos 66 supervisores, o que eleva o nível profissional de 21 dos cargos comissionados.

Ao invés de 67 coordenadores teremos 46 assistentes sênior e ao invés de 84 encarregados teremos 71 assistentes pleno.  
 
Somando-se esses cargos da estrutura antiga: 45 + 67 + 84 temos 196, dos quais 182 estão atualmente preenchidos.

Somando-se os cargos equivalentes da estrutura nova: 66 + 46 + 71 temos 183. Essa redução, com a eliminação dos 13 cargos não preenchidos foi o que permitiu a melhoria qualitativa, com o aumento no número de supervisores e a criação do cargo de Coordenador do VTMIS, sem impactar o orçamento destinado à folha de pagamento.
 
Pois bem, nos últimos dias os diretores, em conjunto com seus respectivos superintendentes, discutiram os  nomes mais adequados para o preenchimento dos cargos da  nova estrutura, em função dos novos processos de trabalho e das competências funcionais estabelecidas no novo Regimento Interno (documento disponível para consulta aqui na Intranet). Com isso, já alcançamos um nível de definição que permite o início do funcionamento da nova estrutura, ficando pendente, apenas, a ativação dos novos cargos pelo Dest. 
 
Tendo em vista atrasos na implantação de outros projetos do PMGP, que dependem da implantação da nova estrutura, bem como a conveniência técnica da nossa folha de pagamentos para que as nomeações sejam feitas sempre no primeiro dia do mês, a Direxe, reunida na data de ontem 27 de agosto, decidiu iniciar a implantação da nova estrutura conforme segue: 

superintendentes, gerentes, secretárias, assessores do presidente e assessores dos diretores – nomeação definitiva em 01 de setembro, conforme autorizado pelo Consad em 13/07/2015;
   
supervisores – nomeação provisória de 45 (quantidade atualmente autorizada de chefes de serviço) como chefes de serviço, utilizando-se os cargos da estrutura antiga; nomeação provisória de 21 como coordenadores; 
   
assistentes sênior – nomeação provisória de 46 como coordenadores;
   
assistentes pleno – nomeação provisória de 71 como encarregados; 
   
coordenador do VTMIS – aguardará aprovação do cargo pelo Dest; 
   
funcionários sem cargos comissionados ou funções de confiança – serão convidados, individualmente, pelos superintendentes e gerentes para comporem as novas equipes.
 
Tão logo a aprovação dos novos cargos retorne do Dest faremos os seguintes movimentos complementares, que consolidarão as mudanças: 

supervisores – renomeação dos 45 chefes de serviço e promoção dos 21 coordenadores já nomeados, provisoriamente, totalizando os 66 da nova estrutura; 
   
assistentes sênior – renomeação dos 46 coordenadores já nomeados; 
   
assistentes pleno – renomeação dos 71 encarregados já nomeados; 
   
coordenador do VTMIS – nomeação definitiva do profissional selecionado.
 
Eventuais nomeações, dentre as acima citadas, que não possam ser realizadas de imediato em 01 de Setembro ficarão para 01 de Outubro, respeitadas as quantidades de cargos. 
 
Vale lembrar que na descrição dos movimentos acima eu procurei simplificar o que vai acontecer sob ponto de vista do “efeito prático”. Pelo lado operacional isso tem um pouco mais de detalhes, que envolve os sistemas da folha, o SAP, a criação de novos códigos folha e turma, que não vem ao caso aqui. 
 
Com a virada do organograma, daremos um importante passo de uma jornada que ainda demandará muito esforço e dedicação de todos nós e nos permitirá concentrar as atenções na implantação dos novos processos de trabalho, elevando, ainda mais, o desempenho e a eficiência da Codesp e garantindo a supremacia do Porto de Santos no cenário nacional. 
 
Um forte abraço a todos! 
 
Angelino Caputo e Oliveira 
Diretor Presidente 
 
28/08/2015
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar