Notícias
19/11/2025 - 15h57

Obras de recuperação no Canal do Mercado passam a acontecer também durante o dia


Fonte: APS
 
Intervenções ocorrerão durante a noite e das 8h30 às 16h. Serviço continuará funcionando 
 
As obras de recuperação no Canal do Mercado, região central de Santos, passam a acontecer também em algumas horas do dia a partir desta quarta-feira (19). A intervenção é uma iniciativa da APS (Autoridade Portuária de Santos) e teve início em agosto, consistindo na recuperação e reforço estrutural dos pontilhões do canal e remodelação da escada de acesso ao cais.  
 
As obras vêm sendo realizadas durante a noite, mas agora passam a ocorrer também das 8h30 às 16h. O motivo é não prejudicar os trabalhos em razão de questões como a variação das marés.  
 
Durante o dia, o serviço de catraias continuará funcionando na bacia do Mercado. Não será permitido, no entanto, que duas embarcações passem simultaneamente nos dois sentidos (entrando e saindo em direção ao estuário). A interdição parcial permitirá apenas a passagem de uma catraia por vez. As obras não envolverão demolição ou resíduos, para garantir a segurança de quem utiliza o serviço. 
 
A ampliação dos horários, dialogada previamente com a Associação de Catraieiros de Santos, busca assegurar a integridade dos trabalhadores, dos passageiros e da infraestrutura local. As obras acontecem de segunda à sexta-feira. 
 
As melhorias no local são essenciais para garantir a segurança das operações portuárias e dos usuários do transporte por catraia entre Santos e Vicente de Carvalho (Guarujá). A obra é executada pela empresa Jatobeton Engenharia Ltda., com investimento de R$ 5,65 milhões e prazo de conclusão até junho de 2026. 
 
Período noturno 
 
No período noturno, das 20h às 5h30, há interdição total do local para obras de maior vulto. Nesse intervalo, os embarques e desembarques ocorrem diretamente no estuário, na altura do armazém 15, prática já adotada em momentos de maré alta. 
 
A APS reforça que os horários foram planejados para minimizar impactos no transporte, evitando os picos de movimento. 
 
Para se deslocar entre a região do Mercado Municipal e o estuário, a população deve utilizar a faixa de pedestres na Avenida Engenheiro Sérgio da Costa Matte (perimetral do Porto). Pede-se cuidado, pois o semáforo está com amarelo piscante, para melhorar o fluxo de trânsito. Uma passarela cruzando a linha férrea será entregue no próximo mês, dando mais segurança para os usuários.  
 
Outra opção para a travessia é a barca que liga o distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá) à Praça da República, no Centro de Santos, que segue operando sem alterações.