Fonte: BE News
Roadshow apresentou projetos como o túnel Santos-Guarujá e o Sistema de Travessias Hídricas para empresas da Holanda, Noruega e Dinamarca
O Governo de São Paulo fez um balanço positivo do roadshow internacional realizado na Europa para apresentar projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP). Após uma série de reuniões e visitas técnicas na Holanda, Noruega e Dinamarca, a avaliação da gestão estadual é que os encontros superaram as expectativas e consolidaram o interesse de investidores para futuros leilões de concessões, como o do túnel imerso Santos-Guarujá e o do Sistema de Travessias Hídricas.
“Chegamos ao fim desta missão muito satisfeitos com o interesse dos investidores e com as contribuições que serão extremamente relevantes para o aperfeiçoamento dos nossos projetos. Percebemos o impacto positivo que o ambicioso portfólio do nosso programa de parceria vem gerando e isso mostra que estamos na direção certa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A missão teve início na terça-feira (22), na Holanda. Dessa agenda participou também uma comitiva do Governo Federal liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A delegação paulista contou com a participação do governador e dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Lais Vita (Comunicação). Ao longo da semana, houve reuniões com representantes de cerca de dez empresas dos setores de infraestrutura, logística e transporte, além de realizar visitas a operações de referência que servirão como modelo para projetos no estado.
Entre os destaques da programação, o Governo de São Paulo enfatizou a visita técnica às obras do túnel imerso de Fehmarnbelt, entre a Dinamarca e a Alemanha, que será o maior túnel subaquático do mundo. Segundo a gestão estadual, conhecer de perto esse projeto foi importante para embasar a implantação do túnel imerso Santos-Guarujá, que prevê investimento de R$ 6 bilhões. A concessão está programada para ser leiloada em 1º de agosto.
A estrutura em Santos e Guarujá terá 1,5 km de extensão e será destinada a veículos, ciclistas, pedestres e contará com uma faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A expectativa do Governo de São Paulo é beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente, promovendo integração urbana e mobilidade sustentável entre os dois municípios da Baixada Santista.
Durante a passagem pela Noruega, a comitiva paulista conheceu ainda o modelo de embarcações elétricas, que servirá de referência para a modernização do Sistema de Travessias Hídricas. De acordo com o Governo de São Paulo, o projeto de concessão deste sistema busca estimular a descarbonização do transporte, ampliar a qualidade do serviço e garantir novos investimentos em infraestrutura portuária e aquaviária.
No último dia da missão, sexta-feira (25), o governador e os secretários estaduais participaram de reuniões em Copenhague com executivos da DFDS e da Maersk. A DFDS, uma das principais operadoras de balsas da Europa, e a Maersk, líder global em transporte marítimo e gerenciamento de cadeias de suprimento, receberam informações detalhadas sobre os projetos paulistas.
“Foi uma semana muito produtiva aqui na Europa e tivemos a oportunidade de discutir mobilidade. Com o túnel imerso Santos-Guarujá, tivemos algumas empresas interessadas, o que indica que teremos um leilão competitivo e bem-sucedido. Também discutimos o projeto de concessão das travessias litorâneas, que tem como objetivo promover a descarbonização e melhorar a qualidade do serviço, com investimentos em terminais e na troca de embarcações. Estamos muito animados com os resultados dessa missão e com a oportunidade de trazer mais investimentos para nosso estado de São Paulo”, declarou Tarcísio de Freitas.
A missão europeia também permitiu, segundo o Governo de São Paulo, reforçar a credibilidade do modelo de concessões e parcerias adotado pelo estado. “Os executivos estão enxergando muito bem o nosso programa de parcerias de investimentos e os resultados até aqui são muito expressivos. Apresentamos um programa em andamento, com nível de realização já bastante elevado. Isso de fato chama a atenção dos investidores e é o prenúncio que nós vamos ter mais investimentos e leilões bem sucedidos. Recebemos elogios sobre o nível de estruturação dos projetos, que conseguem enxergar e mitigar os riscos”, completou o governador.
Visita a obras
A visita às obras do túnel Fehmarnbelt, realizada no sábado (26) antes do retorno ao Brasil, encerrou a missão. A estrutura, que começou a ser construída em 2020, terá 18 km de extensão e ligará a cidade dinamarquesa de Rodby à alemã Puttgarden. Com inauguração prevista para 2029, a obra vai reduzir drasticamente o tempo de travessia do Mar Báltico: atualmente, a viagem de balsa leva 45 minutos; com o túnel, será possível cruzar a distância em cerca de sete minutos de trem ou dez minutos de carro.
Esta foi a terceira missão internacional do Governo de São Paulo em 2025. As anteriores ocorreram em Nova York, em janeiro, e em Londres, em março.